segunda-feira, 5 de abril de 2010

Homens x Meninos

A declaração do técnico Andrade do Flamengo após a vitória por 3 a 0 sobre o Friburguense poderia perfeitamente ser atribuída a qualquer treinador das quatro grandes equipes cariocas classificadas às semifinais da Taça Rio. "Agora vai começar o ano pra valer". Perfeito! Pois este famigerado Campeonato Estadual do Rio de Janeiro finalmente terá jogos que realmente interessam ao torcedor.

Até aqui foram 123 jogos neste Estadual e, excetuando-se as semifinais e a final da Taça Guanabara, nenhum deles valia muita coisa, pois todos sabíamos os resultados, a não ser nos clássicos. Para se ter uma ideia, foram 114 confrontos entre os grandes e os chamados pequenos no Campeonato Carioca de 2010. Nestas partidas foram disputados 342 pontos, e os grandes levaram 321, o que dá um aproveitamento de 94%. Isto comprova que somente as fases decisivas dos turnos e as finais do campeonato interessam o torcedor. Vide os pífios públicos registrados em todo o campeonato até aqui.

Pois agora a coisa muda de figura e o ano realmente começa, como disse Andrade. O Flamengo, por exemplo, terá uma maratona de jogos decisivos pela frente. Enfrenta o Universidad de Chile pela Libertadores na quarta (07), depois tem o clássico com o Vasco no domingo (11). Se passar pelo rival, antes da decisão da Taça Rio viaja ao Chile para o confronto contra o Universidad Católica na quarta (14). E a decisão da Taça Rio no dia 17/04, um domingo. Sem falar nas finais do Estadual (se conseguir conquistar a Taça Rio) e nos demais jogos da Libertadores.

Os rivais do Flamengo também enfrentarão maratonas pela frente, exceto o Botafogo que foi eliminado da Copa do Brasil. Botafogo x Fluminense no sábado, às 18h30 e Flamengo x Vasco no domingo, às 16h serão as semifinais da Taça Rio em 2010. E como eu contrario esta tese de que clássico não tem favorito, abaixo analiso os dois confrontos.

Botafogo x Fluminense:

Inegavelmente o elenco do Flu é superior ao do Bota. Assim como era o elenco do Fla em relação ao Fogão na semifinal da Taça GB, e todos sabemos o resultado. Porém, o Botafogo já está classificado para a final e eu creio que não vai se arriscar totalmente para conquistar a Taça Rio. E não é só por isso que considero o Flu favorito. Os jogos das duas equipes no segundo turno mostram que os tricolores têm jogado bem melhor e têm a volta de Fred neste confronto. Além disso, no clássico entre as duas equipes na 1ª Fase, o Flu passeou e só não goleou porque desperdiçou muitas oportunidades de gol e acabou vencendo por 2 a 1.

Favorito: Fluminense

Flamengo x Vasco:

Considero a distância técnica entre as equipes maior neste confronto que no outro. Pode acontecer o contrário, mas na minha opinião poucas vezes se viu um Fla x Vasco com tamanho favoritismo para um lado. O Flamengo é muito favorito para este jogo e só perde a classificação se deixar levar-se pelo "oba-oba", o que não é tão raro na Gávea. A campanha dos rubro-negros na Taça Rio foi muito tranquila e avassaladora (perdeu apenas dois pontos) ao contrário do caminho dos vascaínos, que penaram na mão de equipes pequenas e por pouco não foram eliminados ainda na fase de classificação. É preocupante constatar que o Vasco levou três gols do Duque de Caxias, que terminou na 13ª colocação, e vai encarar o ataque mortal do Flamengo com Adriano e Vágner Love. No jogo entre as equipes na 1ª Fase mesmo jogando melhor, o Vasco não conseguiu vencer, o que evidencia a distância técnica entre as equipes. O Vasco não terá uma vida fácil.

Favorito: Flamengo

As análises acima são apenas palpites, opiniões acerca das equipes e seus desempenhos ao longo da Taça Rio. Eu creio em uma final entre Flamengo e Fluminense na decisão da competição, por considerar as duas melhores do torneio. Não quer dizer que será pois em futebol tudo pode acontecer, ainda mais em clássicos tão tradicionais. Mas só erra o pênalti quem bate, concordam?

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Concordo com seus favoritos. Até listei os mesmos no meu Blog, ams lembro que clássico é clássico. Se tivesse lógica, o Botafogo não teria sido campeão da Taça Guanabara.
Lembra do tri do Fla em cima do Vasco? Claro que lembra né? Nos três anos, o Vasco tinha mais time e ainda jogava pela vantagem de dois resultados iguais.
Este Campeonato Carioca é falido. Quem não sabia que ia dar os grandes nas semifinais, apesar do Vasco ter feito uma força danada para sair da Taça Rio.
Por isso o público não comparecia. Os jogos não valiam nada. Só a partir de agora é que vale alguma coisa.
Abraços