sexta-feira, 23 de abril de 2010

O bicho vai pegar!

Até que enfim teremos jogos de ponta na temporada do futebol brasileiro. Após o marasmo dos estaduais, alguns ainda em andamento, as fases decisivas da Libertadores e da Copa do Brasil chegam para deleite dos amantes do futebol e dos grandes jogos do esporte bretão. Os cinco representantes brasileiros na Libertadores conseguiram avançar. E as quartas-de-final da Copa do Brasil contém seis gigantes do futebol brasileiro. Somando com os cinco da Libertadores, temos apenas o Botafogo de folga comemorando o brilhante título estadual conquistado na última semana.

O Futebol+Samba vai analisar, humildemente, os confrontos dos brasileiros na Libertadores e mais os jogos das quartas-de-final da Copa do Brasil. Apenas adiantando que é puro palpite, opinião, certo? Lá vai:

LIBERTADORES:

Corinthians x Flamengo:

Se tem uma equipe que chegou às oitavas muito mais por sorte que por mérito, essa equipe é o Flamengo. Por outro lado, o Corinthians nadou de braçada na primeira fase e concluiu com a melhor campanha dentre os 32 participantes. Por tudo isso, aliado ao recente futebol das duas equipes eu acredito que o Corinthians é o grande favorito para este clássico sensacional. O duelo que coloca frente à frente as duas maiores torcidas do Brasil, com as duas maiores instituições esportivas do país duelando. É um clássico, mas com favorito sim. E ele é o Corinthians. Mas que não pensem que o Flamengo está morto.

São Paulo x Universitario (PERU):

O futebol sempre reserva muitas surpresas, sabemos. Vide o título do Botafogo no Cariocão-2010. Mas eu poderia apostar com qualquer um que o São Paulo estará tranquilamente nas quartas-de-final da Libertadores-2010. A diferença técnica e de tradição entre as equipes é gigantesca. E o São Paulo ainda decidirá em casa a sua classificação. O Universitario fez apenas a 15ª campanha da fase de classificação e não deve oferecer muito risco à equipe de Ricardo Gomes. O São Paulo passa.

Nacional (URUGUAI) x Cruzeiro:

Ao lado claro de Flamengo e Corinthians, o Cruzeiro é quem terá a maior carne de pescoço das oitavas. É o ônus de ter terminado na segunda colocação de seu grupo. O Nacional pode não ter um grande esquadrão como em outrora. Mas é uma equipe de muita tradição no cenário sul-americano. O Cruzeiro tem mais elenco e pode passar pelo rival. Mas será muito duro. O jogo de volta será em Montevidéu. É bom a raposa partir para o ataque no primeiro jogo em Belo Horizonte. Na minha opinião, apesar do equilíbrio, o Cruzeiro passa.

Internacional x Banfield (ARGENTINA):

Não é um confronto tão complicado quanto o do Cruzeiro nem tão simples como o do São Paulo. O Inter encara uma equipe argentina de pequeno porte, mas com algum potencial. Confesso que nunca vi jogar, mas pelo que tenho acompanhado parece ser um time com vocação para o ataque, o que pode ser bom para os brasileiros, que jogam a primeira fora de casa e decidem em Porto Alegre. Se marcar gols lá no jogo de ida, pode encaminhar a vaga às quartas. O Inter deve chegar lá.

COPA DO BRASIL:

Vasco x Vitória:

Repetição do confronto das quartas-de-final da Copa do Brasil no ano passado. Na ocasião o Vasco não encontrou dificuldades e goleou em casa por 4 a 0 no jogo de ida e administrou na volta. Agora, os mandos se invertem. O Vitória joga a primeira partida em Salvador e decide no Rio. O Vasco tem mais time que os baianos, mas a distância não é tão grande assim. Basta ter calma e inteligência que o Gigante da Colina estará nas semifinais, assim como em 2009.

Palmeiras x Atlético Goianiense:

Com todo o respeito que a equipe de Goiânia merece, mas me recuso a apontar outro resultado, que não seja o Palmeiras nas semifinais. Está certo que o Atlético chegou à primeira divisão, fez uma excelente Série B, mas a diferença entre as equipes é abissal. Jogando a primeira em casa, o Verdão tem de partir para cima e fazer muitos gols no rubro-negro goiano para viajar tranquilo ao Centro-Oeste. O Palmeiras deve encarar o Vasco em uma das semis, esta sim sem favoritismo.

Fluminense x Grêmio:

Um clássico do futebol brasileiro. Sem favorito? Claro que não. O Grêmio leva a vantagem por três aspectos neste duelo. O primeiro a tradição dos gremistas em Copas do Brasil - já venceram quatro vezes, recorde. O segundo é a qualidade do elenco que é superior ao do Fluminense e os resultados na temporada traduzem isso. E o terceiro, que não pode ser desprezado, é a ausência de Conca no jogo de ida no Maracanã. O principal jogador do Flu foi expulso na vitória sobre a Portuguesa e fará muita falta no jogo de ida. Justamente o jogo em que o Flu terá para tentar abrir uma vantagem, por ser no Rio. Fazer um resultado no Sul será muito mais difícil. O Grêmio deve passar.

Atlético-MG x Santos:

Tenho de ter muita calma agora para não irritar o meu amigo Edigar! Mas até ele sabe que o Santos vem aterrorizando a todos neste início de temporada. Mas que os meninos não achem que vão encontrar vida fácil contra o Galo, que é um time de chegada, até mais que o Santos. Dorival Júnior certamente deve falar sobre isso com a patota de Neymar e cia. Luxemburgo, técnico do Galo, conhece muito bem o elenco do Santos e com certeza vai aprontar alguma para o ex-clube. O primeiro jogo será em BH e aí reside a chance do Galo, na minha visão. Com a casa cheia o Atlético pode tentar fazer um placar favorável. Se não conseguir, dificilmente o fará na Vila. Com o perdão de meu amigo Edigar, não dá para não indicar o Santos como favorito.

Agora é botar a cerveja para gelar, providenciar o tira-gosto e ligar a TV para acompanhar estes grandes jogos. Para quem vai in loco aos jogos é providenciar as entradas e ajustar o melhor meio de chegar nos estádios para vivenciar os grandes momentos do futebol brasileiro, pré-Copa do Mundo. É só apreciar.... Sem moderação!

2 comentários:

Maurício Motta... disse...

Seus favoritos e os meus estão iguais em quase todos os jogos. Só nbão concordo no jogo do Fla. Apesar da crise instalada na Gávea, acho o time do Flamengo melhor que o Corinthians e aquela história, deixou o Flamengo chegar...

Unknown disse...

Se for pelo futebol apresentado, não há dúvidas que o Santo entra como favorito, mas como o Kalil falou: "Time grande não teme time grande". É um duelo de grandes e o primeiro jogo no mineirão com mais de 60 mil pessoas pode fazer os meninos tremerem. Vai ser um jogo muito bom e acho que o Galo não perde em casa. Não vou palpitar sobre a eliminação de alguém não, mas é certo que o Atlético não vai perder em casa. O Galo vem jogando taticamente perfeito e alguns jogadores estão em boa fase como Aranha (voltou a jogar igual na Ponte), Jairo Campos, Correa, Fabiano, Renan Oliveira, Tardelli principalmente e até o Muriqui que pode incomodar na frente, ainda sobram o pentacampeão Júnior que joga barbaridade. O Galo tem um bom elenco, muito melhor que o ano passado e tem o melhor treinador atualmente do Brasil, Luxemburgo.


Flamengo e Corinthians. Como diz o Mauricio ai em cima, deixou o Flamengo chegar...
O Corinthians tem mais ambição do que o Flamengo na Libertadores, pois seu planejamento todo esse ano é para a competição, mas não pode jamais ser favorito contra o Flamengo. É o duelo das torcidas e o primeiro no Maracanã que vai virar um inferno. A classificação do duelo sai no primeiro jogo. Eu apostaria no Flamengo.

Cruzeiro e Nacional. Independente do time uruguaio ter mudado e ter feito boa camapnha na primeira fase, o Cruzeiro é o favorito do jogo e pode classificar já no primeiro jogo no Mineirão onde costuma fazer muitos gols. Mas o caminho do Cruzeiro é muito complicado pela frente.

Inter e Banfield. Sem dúvidas o Inter é favorito. Banfield classificou mas é um time horroroso.

Palmeiras e Atlético GO. Palmeiras é favorito por ser o Palmeiras, mas futebol apresentado pode dar uma zebra por ai. O Atlético cresceu muito e pode surpreender.

Grêmio e Fluminense. Eu aposto no Grêmio. Time mais perigoso, vive um futebol melhor, tem mais tradição na competição. Mas o Flu tem o Fred que pode mudar tudo.

Vasco e Vitória. O Vasco só é favorito se for um duelo de nomes e tradição, mas o futebol dá ao Vitória o favoritismo.