segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tetra só o Fogão!

Após amargar três vice-campeonatos consecutivos no Campeonato Carioca, o Botafogo descoloriu o estado que era rubro-negro para as cores preto e branca. O 19º título estadual do Glorioso (que se aproxima do Vasco, com 22) de quebra serviu para impedir o inédito tera-campeonato do Flamengo, justamente 75 anos apósoi próprio Botafogo ter conquistado o seu tetra. O Flu também pode se gabar de ter este titulo no currículo. São os únicos no Estado!

Peço desculpas aos leitores do Futebol+Samba pois não tive como assistir à partida devido àuma viagem. Estava dentro do avião quando soube o resultado do jogo. Apenas vi lances pela TV. Mas mesmo sem ter visto o jogo, posso dizer sem medo de errar que o título é merecidíssimo. Primeiro porquê não acredito em conquista injusta. Se um time é campeão, ele tem todos os méritos para ter chegado lá. Segundo pois o Botafogo ganhou os dois turnos. Não há como questionar este fato. Há 12 anos isso não acontecia no Rio. A última vez foi o super Vasco do fim da década de 90!

Andrade dá explicações após a derrota! Fla ainda não 'jogou' em 2010!

Ao colocar na cabeça dos jogadores do Bota de que a equipe era fraca e estava atrás dos demais rivais, Joel começava a criar o grupo campeão. Dois momentos são marcantes nesta caminhada do 19º título estadual do alvinegro. O primeiro, quando a equipe de Joel Santana iria defrontar o até então carrasco Flamengo. O treinador conseguiu fazer os jogadores atuarem de maneira inteligente contra um adversário muito superior. A vitória por 2 a 1 fez a equipe chegar à final da Taça GB e derrotar o Vasco na final, garantindo-se na decisão.

O segundo momento se deu ao longo de todo o 2º Turno. Ao não abdicar da disputa da Taça Rio, o Botafogo deu o recado de que é possível vencer os dois turnos, e por tabela o título estadual, com uma equipe bem inferior aos principais rivais. Na minha opinião dificilmente o Flamengo teria perdido o título se estivesse chegado à decisão em dois jogos, apesar de ter perdido duas vezes para o Botafogo neste Estadual. Ao priorizar o Carioca, e sacrificar até a Copa do Brasil, o Bota apostou todas as fichas na competição que tinha reais chances de conquistar. E conquistou.

Jogadores comemoram o título do Bota! A eficiência deu resultado!

Ao Flamengo fica a lição que o futebol não se cansa de ensinar. Não basta ter jogadores de qualidade, mas é preciso fazê-los jogar como uma equipe coesa e competitiva. Não resta dúvida de que o time do Flamengo é o melhor do Estado do Rio e um dos melhores do futebol brasileiro. É o atual campeão nacional, é preciso lembrar. Mas o fato é que os flamenguistas ainda não iniciaram o ano de 2010 e fizeram atuações que vão muito aquém da qualidade deste elenco.

Eu havia dito aqui no Futebol+Samba que a grande prioridade do Fla deveria ser a Libertadores. Se vencer (ou pelo menos fazer um melhor papel nesta competição) toda a torcida terá esquecido a perda da chance do tetra estadual. Mas é preciso jogar muito mais do que vem jogando se quiser ir em algum lugar de destaque na Libertadores. Agora apenas o Internacional, da equipes que disputam a Libertadores, tem chance de vencer o estadual. Todas as demais estão fora. Alguma dúvida sobre qual deve ser a prioridade de quem disputa o torneio sul-americano?

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Gostei muito do título do seu post.
Você disse tudo. O Fla tem que melhorar muito se quer chegar a algum lugar. O time é bom, mas tem que jogar.
Adriano foi muito irresponsável. Como pode o jogador que tem o maior salário do elenco ficar tres semanas fora de combate na fase decisiva? E não foi uma contusão e sim um medo de coisa maior que a diretoria tinha.
O Botafogo calou a boca de muitos (inclusive a minha) e venceu os dois turnos e foi campeão de forma merecida após tres vicecampeonatos, mas eles ainda estão longe do Vasco. Até ganhar mais três conquistas, vai demorar muito.