terça-feira, 27 de abril de 2010

Mais uma fanfarronice!

Às vésperas do duelo entre Flamengo e Corinthians pela Libertadores o oportunismo do Instituto Datafolha e do jornal Folha de SP divulga uma pesquisa onde as torcidas de Flamengo e Corinthians estariam em ampate técnico. Segundo os dados a torcida do Fla teria encolhido de 19 para 17% de dezembro para cá e a do Timão teria subindo um ponto percentual: de 13 para 14%. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos havera um empate técnico.

Quer dizer então que 2% de flamenguistas deixaram de ser da noite para o dia? Ora, chega a beirar o cômico ridículo esta questão de que o Timão pode superar o Fla em torcida. Não é preciso fazer pesquisas de opinião para constatar quem tem o maior contigente de torcedores. Basta checar as médias de público para constatar. Em 39 edições de Brasileirão, o Fla foi líder de público 12 vezes, recorde da competição. O Corinthians liderou em cinco oportunidades.


Torcida do Flamengo, como diria Benito de Paula: "Coisa igual não tem"

Ano passado, o Flamengo levou, em média, um pouco mais de 40 mil torcedores ao Maracanã em seus jogos no Brasileiro. O Corinthians levou pouco mais de 20 mil pessoas ao Pacaembu, portanto a metade do contingente de rubro-negros. Não há como comparar as duas torcidas em termos de grandiosidade. O Flamengo arrasta uma multidão por onde passa, o Corinthians só tem força nas arquibancadas no estado de São Paulo, o que o leva a liderar na região Sudeste, porquê o estado de São Paulo tem a maior poipulação da região.

A superioridade do Flamengo nas regiões Norte e Nordeste pode ser confirmada não pela pesquisa, mas sim pelos públicos que o rubro-negro tem quando vai jogar lá por aqueles lados. O Corinthians tem o domínio também da Região Sul em termos absolutos, mas o Flamengo só não tem mais torcedores que os grandes clubes da região: Grêmio e Inter no RS; Atlético e Coritiba no PR. Provavelmente lidera em SC. Há também um empate técnico pela diferença ser de apenas 1%.

Nos estados do Sudeste onde há tradição com clubes grandes, o Fla também só perde para os tais clubes locais. Em Minas perde apenas para Galo e Cruzeiro (está à frente do América). Em SP tem mais fãs que a Lusa, perdendo para os gigantes Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos. Nos estados do Nordeste só perde nas capitais para Vitória, Bahia, Náutico, Santa Cruz e Sport. No interior a suura é monumental.

Essa pesquisa não tem a menor credibilidade por dois motivos: o universo pesquisado é ínfimo, bem abaixo do mínimo exigido para se ter um campo razoável de análise, e a pesquisa é veiculada por um veículo notoriamente favorável ao estado de São Paulo, que não tem o menor pudor em colocar a paixão bairrista na frente daquilo que deveria ser a base do bom jornalismo: a realidade dos fatos. E essa não tem como ser questionada, a torcida do Flamengo é a maior do mundo, com mais de 35 milhões de adeptos!

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Isso é brincadeira. A torcida do Corinthians não chega nem perto da torcida do Fla e outra coisa, acho que o Vasco tbm é maior que o Timão. Os paulistas só têm torcida em São Paulo, enquanto a dupla carioca tem adeptos por todo o país.
Se o Vasco não tiver na frente do Corinthians tudo bem, mas atrás de São Paulo e Palmeiras eu não aceito. É ruim hein!