quarta-feira, 14 de abril de 2010

Uma temporada em 90 minutos

O jogo de hoje à noite entre Flamengo e Universidad Católica (CHI) pela quinta rodada da Libertadores é a principal partida dos cariocas nesta temporada de 2010 até aqui. Muito mais importante que a decisão da Taça Rio ou do Estadual, se vier a acontecer. Afinal, a Libertadores é muito mais importante que mais um título estadual, pelo menos na minha opinião.

Com sete pontos e na segunda colocação do grupo 8, o Flamengo precisa de no mínimo mais quatro se quiser chegar à oitavas. Para chegar à esta pontuação precisa, pelo menos, empatar hoje e vencer o Caracas (VEN), pela última rodada, em casa. Mas é bom o rubro-negro partir pra cima do adversário para conquistar uma vitória, pois somente assim o rubro-negro poderá chegar à liderança do grupo. No momento, após os jogos de terça, o Fla é o sétimo "melhor" segundo colocado, e estaria eliminado da competição se a primeira fase estive encerrada hoje. Convém lembrar, entretanto, que o Fla tem um jogo a menos que alguns rivais.

Se vencer logo mais a Católica, o Flamengo atingirá os dez pontos e ficará a apenas um do Universidad de Chile na última rodada. Os dois chilenos do grupo se enfrentam em um clássico na última rodada e, em caso de um empate, e uma vitória do Fla sobre o Caracas, os cariocas garantem-se na liderança do grupo. Se houver um empate hoje, o Flamengo chega aos oito pontos e fica a três de La U. Neste caso precisaria vencer o Caracas e torcer por uma derrota do Universidad de Chile. Mas mesmo que não consiga a liderança, deve garantir a classificação como um dos melhores segundos, ao chegar a 11 pontos.

Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago. O Fla encara a sua maior "batalha" na temporada.

Sem dúvida, o pior cenário para os rubro-negros é a derrota no jogo de hoje à noite. Neste prisma, o Fla estaciona nos sete pontos, e La U classifica-se assim matematicamente para as oitavas. Mesmo com a vitória na última rodada, o que levaria o rubro-negro aos dez pontos, não está garantida a classificação, pois dependerá de outros resultados. Portanto, se um empate não é de todo um mal resultado, a vitória é o melhor dos cenários para o rubro-negro carioca.

Já pelo lado do time chileno, as chances de classificação são remotíssimas. E se elas já são quase nehuma em caso de vitória, se o trinunfo não vier, aí sim as possibilidades da Católica passar estarão reduzidas a zero. Portanto, se quiser manter alguma chance de classificação a equipe do Chile precisa desesperadamente da vitória hoje em casa diante do Flamengo. Um jogo com toda a cara de Libertadores, com campo pequeno, torcida próxima, adversário desesperado. Mais que nunca os nervos da equipe brasileira precisam estar muito preparados para a batalha de Santiago.

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Se a temporada dependia desta partida... A coisa ficou feia!