quinta-feira, 15 de abril de 2010

Complicou!

O Flamengo fez a sua pior exibição talvez desde a inacreditável eliminação da Libertadores de 2008, para o América-MEX, ontem diante do Universidad Católica (CHI). O justíssimo resultado de 2 a 0 para os chilenos coloca o Flamengo em uma delicada situação na luta por uma vaga nas oitavas-de-final da competição sul-americana.

Agora, para se classificar, o Fla tem de vencer o Caracas (VEN) em casa, e de preferência, por uma boa margem de gols, e torcer para que outras equipes de outros grupos tropecem para que o rubro-negro se classifique como um dos melhores segundos colocados, uma vez que conseguir a liderança da chave ficou matematicamente impossível após a derrota aliada à vitória da Universidad de Chile na terça.

No momento, o Flamengo estaria fora das oitavas, pois tem a sétima campanha entre os segundos lugares. Neste ano apenas os campeões de cada grupo e os seis melhores segundos avançam, pius a CONMEBOL resolveu presentar duas equipes mexicanas com a vaga direta nas oitavas. Coisas do futebol Sul-Americano. Se bem que em termos de decisões esdrúxulas, CBF e CONMEBOL disputam pau a pau quem é a mais imbecil!

Falando do jogo, o Flamengo realmente escapou de levar uma sonora goleada no Estádio San Carlos de Apoquindo. Defesa desatenta, meio-campo lento e ataque nulo. Para se ter uma ideia, o "melhor" jogador do Flamengo na partida de ontem foi o lateral-esquerdo Juan. Foi o que tentou mais jogadas pelos flanos e até acertou uma bola na trave. Sem Adriano, Vágner Love apenas assistia ao passeio chileno de uma posição priviliegiada. Não fosse a ruindade do adversário e o rubro-negro tomaria muito mais gols.

É realmente muito estranha a ausência de Adriano por tantos jogos devido à uma simples dor nas costas. Não dá para comentar os boatos de que ele estaria sendo preservado por estar com substâncias entorpecentes no sangue. Não tenho como provar, portanto não posso acusá-lo. Mas que qualquer trabalhador comum encara serviços muito piores que jogar uma bola com dor nas costas diariamente, isso eu tenho certeza. Fala-se em sua volta contra o Botafogo. Deve ser verdade, pois o Flamengo claramente acredita que o tetra-estadual é mais importante que a Libertadores.

Outro fato que eu constato é que, se um dia o Fla já ganhou uma Libertadores ultrapassando adversários e batalhas campais, hoje em dia o clube não sabe mais jogar esta competição. A forma displiscente com que leva gols é totalmente inaceitável em uma competição deste naipe. O descontrole emocional também é um fator determinante nestas derrotas todas. Agora, se passar de fase, o rubro-negro deve encarar um adversário de tradição no cenário sul-americano ou até algum brasileiro. Isso se num ficar pelo caminho antes, o que seria mais um capítulo vexatória na história recente do Flamengo na Libertadores!

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo Toni disse...

A sulamericana não presenteou ninguem. Ano passado os 2 times que se clssificaram pra as oitavas foram eliminados da disputa por causa da gripe suina no pais. Ficou acertado que eles já entrariam esse ano no lugar que eles ficarm ou seja na oitavas, muito justo. O problema está é no Flamengo não conseguir classificar nessa primeira fase que tem alguns times ruins. Parece que o clube está mais interessado em disputar a taça das bolinhas do que a libertadores. Detalhe um titulo que ele já ganhou e se a CBF aceita ou não já tá ganho e niguem tira.
No site do globoesporte tá na capa a presidente dando declarações sobre isso, tamanha bobeira! Por que ela não explica a famosa dor nas costas do Adriano. No jogo de ontem ele tinha que estar até de muleta em campo.
Valeu!!

Maurício Motta... disse...

Pensei que a situação de vocês fosse pior. Basta vencer o fraquissimo Caracas por dois gols.
Terei que torcer para um Velez, Estudiantes ou Corinthians na próxima fase. hahaha
Abraços