quarta-feira, 28 de abril de 2010

60 milhões em ação

Chegou o grande dia! Hoje à noite no Maracanã, Flamengo e Corinthians começam a decidir quem chegará às quartas-de-final da Taça Libertadores da América. Um duelo que envolve uma verdadeira multidão de gente, que talvez em nenhum local do planeta se veja tanta gente envolvida com uma partida. As duas maiores instituições esportivas do Brasil e duas nações gigantescas de olho na partida das 21h50. É bom que todos os envolvidos tenham consciência disso.

Flamengo x Corinthians é o maior clássico interestadual do futebol brasileiro, apesar de não ter uma história tão rica assim em termos de jogos decisivos. A primeira vez que se enfrentaram foi em 01º de dezembro de 1918, no extinto estádio da Rua Paissandu, no Rio. O Timão venceu por 2 a 1 e deu início à história deste confronto, no momento em que os clubes nem sonhavam em ter tantos fãs espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Paulistas e Cariocas se enfrentaram 113 vezes até hoje na história. O Flamengo leva vantagem pequena no duelo, com 46 vitórias contra 43 triunfos corinthianos. Aconteceram ainda 24 empares. Flamenguistas marcaram 185 gols no jogo e os paulistas balançaram as redes 174 vezes. Na última vez que se enfrentaran, no Brasileiro de 2009, deu Fla em Campinas: 2 a 0 na penúltima rodada, no momento que o Fla atingiu a liderança da competição e arrancou para o título.

Em Taças Libertadores, as equipes só se enfrentaram duas vezes, pela edição de 1991, quando o Fla chegou por ter ganho a Copa do Brasil no ano anterior e o Corinthians se credenciou após vencer seu primeiro título brasileiro, em 1990. Naquela época os brasileiros ficavam no mesmo grupo. No primeiro jogo, em Cuiabá, empate por 1 a 1. Na partida de volta, em São Paulo, o Fla surpreendeu e derrotou o rival por 2 a 0, com direito a gol do atual técnico do Fla, o ex-zagueiro Rogério Lourenço.

Flamengo e Corinthians já decidiram um título, ao contrário do que muitos pensam. Foi em 1991 também, pela Supercopa do Brasil, que opunha o campeão Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil do ano anterior, nos moldes europeus. A partida, realizada em São Paulo, terminou com vitória dos paulistas por 1 a0, gol do hoje comentarista esportivo Neto. E o Fla contava em seu elenco com Marcelinho Carioca e Vanderlei Luxemburgo como técnico.




Em torneios de mata-mata também há um equilíbrio na história de Flamemgo x Corinthians. A primeira vez que se enfrentaram foi no Campeonato Brasileiro de 1984, pelas quartas-de-final. Na partida de ida, no Rio o Fla venceu por 2 a 0 diante de quase 100 mil pagantes no Maracanã. Mas no jogo de volta veio o troco do Timão, em São Paulo. Vitória por 4 a 1, diante de 115 mil pagantes no Morumbi. O resultado levou o Corinthians à semifinal contra o Fluminense, qua acabaria sendo o campeão nacional naquele ano.

Em 1989, pela primeira edição da Copa do Brasil, Flamengo e Corinthians se encontraram também nas quartas-de-final. A partida de ida foi disputada no Maracanã, com vitória do rubro-negro por 2 a 0. No jogo de volta, no Pacaembu, vitória corinthiana por 4 a 2, mas o Fla se classificou para as semifinais por ter marcado mais gols na casa do adversário. Este critério ainda é válido para o confronto deste ano.

Em 1997, os rivais se encontraram também em uma quartas-de-final. Foi pelo Rio-SP de 1997, e na partida de ida, no Rio deu Fla: 3 a 0. No duelo da volta em São Paulo o Timão venceu por 2 a 0, mas não foi suficiente e o Fla passou às semifinais. No placar dos mata-matas o Fla está vencendo por 2 a1. E uma curiosidade, sempre jogando a primeira em casa. Um bom presságio para os rubro-negros?

A maior goleada da história deste clássico foi aplicada pelo Corinthians: 6 a 0 sobre o Fla pelo Torneio Rio-SP de 1953. A maior vitória do Fla foi por 6 a 2, em 1949, também pelo Torneio Rio-SP. A maior sequência de vitórias neste clássico pertence ao Fla, com cinco vitórias consecutivas entre 1998 e 2000. O Corinthians conseguiu vencer seguidamente quatro vezes, entre 1989 e 1991. A maior invecibilidade de todos os tempos está atualmente em vigor. O Flamengo não perde do Corinthians desde 2005, ou 6 jogos. O Corinthians já ficou sem perder por cinco jogos, entre 1989 e 1991.

Nomes de destaque que fizeram a história deste duelo, como Zico, Rivelino, Júnior, Vladimir, Romário, Neto, Nunes e muitos outros estarão representados nas milionárias figuras de Adriano e Ronaldo, os grandes protagonistas num duelo de arrepiar hoje. Tentarão colocar seus nomes na rica história de um jogo que transcende a rivalidade Rio x SP, mas atinge milhões de corações apaixonados ao redor do paús do futebol.

Nenhum comentário: