quinta-feira, 22 de abril de 2010

A ira de uma nação

No post abaixo eu disse que era hora de unir forças e esquecer tudo o que passou para empurrar o time para a vitória. Pois bem, até o fim da partida esta espécia de "cessar fogo" estava valendo. Mas não dá para ir para casa sossegado após uma vitória apertada sobre um limitadíssimo time da Venezuela. O Fla venceu o caracas por 3 a 2 e agora precisa fazer muitas contas se quiser chegar às oitavas da Copa Libertadores.

O Fla novamente atuou muito mal. Jogadores muito nervosos e perdidos em campo. Aos 14 da primeira etapa, após uma falha inacreditável de toda a defesa rubro-negra, a bola sobrou para Catellin que escorou para o fundo das redes. O aspecto facial de todos no Maracanã era de incredulidade. Menos mal que o time reagiu logo. Aos 17, após cruzamento, Ronaldo Angelim escorou e empatou. A torcida respirava aliviada, por enquanto.

Mal a bola saiu e o Fla novamente marcou. Adriano, em lapso de futebol que é o que lhe resta na temporada 2010, deu um belo passe para Michael, que deu um bonito chute e colocou o Fla em vantagem. Este resultado se manteve até o final do primeiro tempo com o Fla sempre mantendo a iniciativa de ataque, porém sem qualquer organização e muito nervosismo. O Caracas, meu Deus, ameaçava a cada contraátaque e levava os rubro-negros a suspirarem no Maraca!


Adriano: novamente nulo em campo.

Com a segunda etapa iniciada, o panorama se manteve inalterado. O Flamengo, desorganizado e desesperado para marcar o terceiro, e o Caracas se divertindo no gramado do Maracanã. Afinal, qualquer resultado era indiferente para os eliminados venezuelanos. E como quem joga sem compromisso acaba beneficiado pela tranquilidade, aos 22, o meia Gómez fez uma fila de jogadores rubro-negros e só parou dentro das redes. Um gol inacreditável sofrido pela perdida defesa do Flamengo. 2 a 2 no placar e desespero de novo no Maracanã.

Neste momento o Flamengo, campeão brasileiro em 2009, estaria fora da Libertadores, independente de qualquer resultado amanhã. Mas novamente o rubro-negro ganhava um sopro de esperança: aos 30, após novo cruzamento para a área a bola sobrou para Léo Moura que rolou para David novamente desempatar: 3 a 2! Alívio no Maracanã e um roteiro com os mesmos personagens do hexacampeonato: os zagueiros David e Ronaldo Angelim resolvendo a parada.

Apesar da vitória, a torcida do Flamengo que compareceu ao Maracanã não desfarçou a revolta. Palavras de ordem nada amistosas foram disparadas contra os líderes do elenco: Bruno e Adriano. O vice de futebol Marcos Braz também não foi poupado. A torcida não engole a maneira desrespeitosa e covarde com que o dirigente vem tratando o ídolo Petkovic. Este sim foi enaltecido ao fim do jogo pela massa: "Pet, Pet, Pet!", gritavam os possessos rubro-negros.


Angelim e David. Os heróis do hexa voltaram a decidir!

Agora o Flamengo precisa fazer contas para chegar às oitavas. O jogo entre Internacional e Deportivo Quito (EQU) precisa ter um vencedor. Se houver um empate o Fla estará eliminado e dependendo do outro jogo do grupo os dois podem se classificar com a igualdade. Quem perder está fora. Além disso o Racing (URU), pelo grupo do Corinthians, não pode golear o Cerro Porteño (PAR) por mais de quatro gols de diferença, para o Fla avançar.

Os resultados até que são bastante plausíveis de acontecer. O Inter joga em casa e precisa da vitória para ser 1º no grupo. E o Racing jamais fará quatro gols (ou mais...) no Cerro, em Assunção. Se passar o Fla encara o Corinthians nas oitavas. Com vantagem para os paulistas. A matemática até que pode ajudar. Mas o futebol? Esse está muito aquém do time que é o atual campeão brasileiro!

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Acho que a matemática vai ajudar o Flamengo, mas é como vc disse, o futebol tem de melhorar.
O que é o Adriano? Nulo em campo. É igual ao Mezenga.
Acho que Andrade vai cair, mesmo que o time se classifique às oitavas e agradeça a mais uma vez a zaga da sorte (Angelim e David). Pq se fosse depender do Império do Amor...
Está claro que acabou o amor entre a torcida e o Imperador Adriano.
Só amanhã vamos saber. Vamos ter que ficar ligados na tv e com a calculadora nas mãos.