quarta-feira, 21 de abril de 2010

Os 83 anos do Estádio Vasco da Gama

O Estádio Vasco da Gama, mundialmente conhecido como o Estádio de São Januário, casa do Vasco completa hoje 83 anos de fundação. Inaugurado em 21 de abril de 1927, no jogo Vasco 3x5 Santos, São Januário foi durante muitos anos o maior estádio de futebol da América Latina, até a inauguração do Maracanã em 1950.

O Vasco teve de construir seu próprio estádio sob a pena de não poder disputar o campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Como é o único clube grande da cidade a não ser oriundo da zona sul e da elite, a equipe sofria muitas represálias e enfrentava muitos obstáculos para poder jogar o estadual. Tudo porque, dentre outras atitudes consideradas "inaceitáveis" na época, o Vasco aceitava jogadores negros em seu elenco.

Aliados à instituição que comandava o futebol carioca na época, os demais clubes grandes da cidade, Flamengo, Botafogo e Fluminense, diziam que o Vasco não poderia jogar pois não tinha um estádio próprio. Então o clube construiu o maior estádio da cidade e do país e não teve como não ser aceito. O jogo de abertura do estádio, em 21 de abril de 1927, foi Vasco da Gama x Santos, com vitória dos santistas por 5 a 3. O primeiro gol marcado foi de Evangelista, atacante da equipe do Estado de São Paulo. O recorde de público do estádio aconteceu em 19 de fevereiro de 1978, quando o Vasco perdeu por 2 a 0 para o Londrina pela fase final do Brasileiro de 1977. 40.209 pagantes estiveram presentes.

Até a inauguração do Maracanã, São Januário foi o principal estádio do Brasil. E não só para a prática do futebol. O então presidente da república, Getúlio Vargas, usava a estrutura do estádio para comícios e atividades voltadas aos trabalhadores, no afã de conquistar a simpatia da população com suas estratégias populistas. Em 1935 foi realizado no estádio o encerramento do Primeiro Congresso Nacional de Educação, que reuniu o Ministro Gustavo Capanema, o presidente da República, Getúlio Vargas e centenas de educadores e estudantes numa discussão sobre os rumos da educação nacional.



O estádio já recebeu também alguns eventos culturais. Em 1940, o maestro Heitor Villa Lobos reuniu 40 mil estudantes da então capital federal no estádio para um coral de canto orfeônico. O estádio também sediou o Desfile das Escolas de samba do Rio de Janeiro nos anos de 1943 e 1945. Em 1943 um desfile comemorativo promovido pela primeira-dama, Darcy Vargas. Já em 1945 a competição oficial, que teve como campeã a Portela com o enredo "Brasil Glorioso".

O Vasco da Gama já enfrentou seus tradicionais rivais em sua casa por 123 oportunidades. Venceu 54 partidas, empatou 34 e perdeu 35 vezes. A seleção brasileira também já atuou algumas vezes no estádio Vasco da Gama. A primera vez foi em 6 de janeiro de 1929, com vitória de 5 a 3 sobre a equipe argentina do Barracas. Ao todo foram 23 partidas da seleção canarinho no estádio, com 19 vitórias, um empate e apenas três derrotas. A última vez que jogou em São Januário foi em 14 de julho de 1993, em um amistoso contra o Paraguai. Vitória por 2 a 0.

A primeira vez que o Vasco comemorou um título em sua então nova casa foi no Estadual de 1929, quando venceu o América na grande decisão. De lá pra cá foram inúmeras conquistas, a maior delas a conquista da Taça Libertadores da América, em 1998, contra o Barcelona (EQU). O maior artilheiro de São Januário é Roberto Dinamite, também maior artilheiro vascaíno, com 184 gols marcados no estádio. Logo em seguida vem Romário, com 152 gols, e Ademir Marques de Menezes, com 94 gols.

Confira algumas manchetes de jornais a respeito da inauguração do estádio*:

INAUGURA-SE AMANHÃ O MAGESTOSO 'STADIUM' DO VASCO DA GAMA (O Globo)

UMA DATA GRANDIOSA PARA O SPORT NACIONAL (Correio da Manhã)

O GRANDIOSO ACONTECIMENTO SPORTIVO DE HOJE (Gazeta de Notícias)

UM GRANDE DIA PARA O SPORT CARIOCA (Jornal do Brasil)

INAUGURA-SE HOJE O IMPONENTE ESTÁDIO DO VASCO DA GAMA (O Imparcial)

O MAIS BRILHANTE ACONTECIMENTO SPORTIVO DO ANO (O Jornal)

VASCO DA GAMA INAUGURA HOJE O SEU STADIUM, QUE É O MAIOR DA AMÉRICA DO SUL (O Paiz)


*Fonte: SiteNetvasco.

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Seu melhor post até hoje. O Estádio do Vasco tem uma história fantástica. Como vc disse, antes do Maracanã era o maior e melhor estádio da cidade e foi figura marcante também na história politica do país.
Parabéns aos vascaínos por terem um estádio próprio que mesmo depois de 83 anos continua abrigando jogos importantes e já foi palco até de final de Taça Libertadores da América.