sábado, 10 de abril de 2010

O velho Vovô

O clássico entre Fluminense x Botafogo foi disputado pela primeira vez em 22 de outubro de 1905, com uma vitória esmagadora do Flu por 6 a 0, há mais de cem anos. Por ser o mais antigo clássico do futebol carioca foi carinhosamente apelidado de "Clássico Vovô". Até aqui foram 324 jogos, com vantagem para o tricolor: 120 vitórias, 98 empates e 108 vitórias do Fogão. O Bota marcou um total de 481 gols no clássico e o tricolor balançou as redes do rival 512 vezes. A última vez que se encontraram foi na primeira fase da Taça Rio deste ano: vitória do Tricolor por 2 a 1, de virada.

Talvez este seja o menos badalado dos clássicos da cidade do Rio de Janeiro, pois comporta as duas torcidas mais reduzidas da cidade maravilhosa. Mas não menos importante no cenário carioca. Grandes duelos já foram registrados na história de Botafogo x Fluminense. A maior goleada da história foi aplicada pelo Flu, logo no segundo encontro entre as equipes: 8 a 0, em 08 de maio de 1906. Já o Bota ganhou de 6 a 1 em 25 de setembro de 1910, na maior vitória alvinegra já resgistrada no "Vovô".

O maior artilheiro da história deste confronto é Welfare, que jogou pelo Flu, entre 1910 e 1920. Ele marcou 17 gols nos confrontos. O jogador Heleno de Freitas é o maior artitelheiro do Bota, com 16 gols, durante os anos 40. O maior público já registrado neste clássico aconteceu em 27 de junho de 1971, pelo Estadual, quando 142.339 torcedores estiveram no Maracanã para assistir ao clássico, válido pela decisão daquele Cariocão, vencida pelo Fluminense.


A primeira decisão de que se tem notícia disputada entre Bota x Flu, aconteceu no ano de 1946, pelo Supercampeonato Carioca daquele ano. Deu Fluminense: 1 a 0! De lá pra cá foram mais cinco decisões entre as equipes, três pelo Campeonato Carioca e duas válidas pela Taça Rio. O Fogão venceu as finais do Estadual de 1957 e 1975 em cima do Flu. O tricolor derrotou o alvinegro na final de 1971. As equipes ainda decidiram a Taça Rio duas vezes, com triunfo do Bota em ambas oportunidades: 1997 e 2008. Ou seja, trocando em miúdos: em seis decisões de campeonato na história de Fluminense x Botafogo, foram quatro conquistas para o Fogão e duas pelo tricolor, sendo que a última foi em 1971, há 39 anos.

Em outro post eu já disse que considero a equipe do Fluminense favorita no confronto das 18h30 hoje no Maracanã. Por ter uma equipe mais qualificada na minha visão e pelo fato de o Botafogo não ter muita coisa a perder, pois já está na final, o que pode fazer a equipe entrar mais relaxada. Isso tudo são teses! Mas quando o assunto é a frieza dos números temos uma constatação. O Botafogo vem se dando melhor nos últimos confrontos. Nos últimos 50 jogos, o Fogão levou a melhor em 16 partidas, com 20 empates e 14 vitórias do Tricolor.

Hoje às 18h30 quando adentrarem o gramado do Maraca, os jogadores de Fluminense e Botafogo disputarão muito mais que uma vaga na decisão da Taça Rio. Estarão envergando as camisas de dois dos mais tradicionais clubes do Rio e do Brasil, em um dos clássicos mais antigos do futebol brasileiro. Afinal, como diria nossas mães, o vovô tem que respeitar!

Bom jogo para todos!

Nenhum comentário: