segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Já começou o carnaval!

Para os leigos que apenas acompanham o desempenho das escolas de samba durante o período do carnaval ainda é cedo para se falar da festança de Momo. Mas quem trabalha e vive do carnaval o período de trabalhos na confecção do maior espetáculo da Terra começa muito antes que as fantasias e carros alegóricos possam ser confeccionados.

Em junho a Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) realiza o sorteio da ordem dos desfiles do Grupo Especial. A partir daí, as agremiações têm o período de um mês para divukgarem a sinopse de seus enredos para a mídia e suas respectivas ala de compositores, para a confecção dos sambas de enredo que serão cantados na avenida durante o carnaval. Veja qual será a ordem dos desfiles para 2011:

Domingo, 06/03/11:

São Clemente
Imperatriz
Mocidade
Unidos da Tijuca
Vila Isabel
Mangueira

Segunda, 07/03/11:


União da Ilha
Salgueiro
Portela

Grande Rio

Porto da Pedra
Beija-Flor

O Futebol e Samba faz aqui neste espaço um balanço sobre o que aconteceu no mundo das escolas de samba nos primeiros meses do ano, período que é uma espécie de pré-temporada para o carnaval carioca. A ordem respeita a sequência de desfiles durante o carnaval do Grupo Especial:

São Clemente: A irreverente escola da zona sul retorna ao Grupo Especial com um enredo que tem a cara da escola. "O meu, o seu, o nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza" contará a história da cidade maravilhosa e, apesar de já estar batido, pode dar "caldo" na avenida, ainda mais que será trabalhado por Fábio Ricardo uma eterna promessa do carnaval carioca. O intérprete será o jovem Igor Sorriso, revelado na desconhecida Mocidade Unida de Santa Marta. Pode ser o renascimento da amarelo e preta de Botafogo!

Imperatriz: A outrora bicho-papão do carnaval carioca não conquista um campeonato desde 2001, jejum que completará dez anos no ano que vem. A escola nunca ficou tanto tempo sem vencer, desde que ganhou pela primeira vez em 1980. No próximo ano o enredo da escola de Ramos será "A Imperatriz adverte: Sambar faz bem à saúde", uma temática sobre a saúde. A falta de criatividade ao escolher o nome do enredo se reflete no próprio tema, que pode ser politicamente correto mas não me empolga enquanto assunto plausível de se explicar na avenida. Será que teremos hospitais e farmácias como alegorias? A bateria virá de médico? Não me convence!

Mocidade: Outra agremiação que já foi temida e respeitada pelas co-irmãs é a Mocidade. Nos tempos de Castor de Andrade a escola da Zona Oeste ganhou três campeonatos em seis anos e lançou para o samba os nomes de Renato Lage e Paulinho Mocidade, o famoso intérprete. Mas o jejum de Padre Miguel é ainda maior que o da Imperatriz. Em 2011, completará 15 anos sem um título no Grupo Especial. “Parábola dos Divinos Semeadores”, é o tema da escola para o próximo carnaval. Pode ser interessante pelo ineditismo do assunto e a competência de Cid Carvalho pode fazer a Mocidade voltar aos dias de glória. Mas eu também acho muito complicado a escola contar um enredo tão confuso, que tentará explicar a vida dos homens do campo, através da agricultura. Não sei se isso gera carnaval.

Unidos da Tijuca: A grande sensação do carnaval atual vem muito forte para tentar o bi-campeonato com o grande craque do sambódromo nos últimos tempos. Após chocar a avenida no bom sentido com uma comissão de frente histórica, Paulo Barros vai falar de medo e escuridão na avenida. Pode parecer difícil mas o enredo "Esta Noite Levarei Sua Alma" certamente irá impressionar tanto quanto o de 2010, sobre o segredo. Barros é um craque na arte da criatividade e do improviso. O povo do Borel pode festejar de novo em março de 2011.

Vila Isabel: Após causar uma enorme expectativa no povo de Noel este ano ao narrar a história de Noel Rosa, a Vila acabou decepcionando a todos com um modesto 5º lugar e o sambaço de Martinho da Vila terminou por não acontecer na avenida. Para 2011, a Vila Isabel virá com o enredo "Mitos e Histórias entrelaçadas pelos fios de cabelo". Outro assunto que me parece uma encomenda de alguma empresa, já que a escola não teve patrocínio em 2010, e nós sabemos como são as coisas no carnaval atual. A consagrada, mas atualmente ultrapassada, Rosa Magalhães recebeu a incumbência de tentar transformar em carnaval essa temática esdrúxula. Que tenha sorte!

Mangueira: Assim como a Vila este ano, a Mangueira terá uma enorme expectatica colocada sob si para 2011. Com o enredo “O filho fiel, sempre Mangueira", sobre Nelson Cavaquinho, a escola da Zona Norte promete emocionar a avenida e já recebeu mais de cem sambas concorrentes para a disputa que terá fim em outubro. Nelson Cavaquinho é um dos maiores nomes da história da Mangueira e sua presença neste carnaval vai emocionar até quem não é mangueirense. Se a escola souber dosar esta emoção com um bom desfile pode voltar a ser campeã, o que não ocorre desde 2002.

União da Ilha: Após voltar ao Grupo Especial nove anos depois de cair e conseguir se manter na elite, quebrando um tabu de muitos anos de que a escola que vem do Grupo de Acesso abre os desfiles acaba rebaixada, a Ilha virá com o enredo “O mistério da vida” em 2011. A escola da Ilha do Governador tentará explicar um pouco da Teoria da Evolução da Espécia preconizada por nomes como Charles Darvin. É um tema muito rico que pode perfeitamente ser explorado pelo talentoso Alex de Sousa. Sempre leve, a escola pode voltar aos dias de glória em 2011. O povo insulano merece!

Salgueiro: Após a volta dos dias de glória em 2009, com a conquista de um título que não vinha desde 1993, o Salgueiro promete novas emoções para 2011. “Salgueiro apresenta: O Rio no Cinema” é o tema da escola para o próximo carnaval. Renato Lage vai contar na avenida a história do Rio através dos filmes. Portanto, nada tem a ver com tema da São Clemente. Em 2008 a escola já falou sobre o Rio, através do Turismo e ficou com o vice-campeonato. Pode surpreender novamente, pois o tema é bastante interessante.

Portela: Nos últimos anos a escola de Madureira vinha tentando retornar aos dias de glória com um terceiro e um quarto lugares em 2008 e 2009, respectivamente. Mas ano passado voltou a decepcionar com a modesta 9ª colocação. Ano que vem a Portela vem com o enredo "Rio, azul da cor do mar" para contar a história das grandes navegações. É uma çena que a escola cogitou contar sua própria história em 2011, mas recuou através das evidentes dificuldades financeiras. É um tema interessante, que pode casar com as cores da escola. Mas fica um gostinho de quero mais na boca do portelense que poderia ter sido retratado no carnaval de 2011.

Grande Rio: A escola de Duque de Caxias vem protagonizando o momento de maior ascenção dentro do carnaval carioca. Já beteu na trave duas vezes e a cada ano se aproxima de seu primeiro campeonato. "Y-Jurerê Mirim - A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes)" é o tema da escola para 2011. Parece confuso, mas nada mais é que a história da cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Mais um enredo patrocinado com a cara da agremiação da Baixada. Como o talentoso Cahê Rodrigues a escola merece toda a tenção. Olho na Grande Rio.

Porto da Pedra: A azul e branco de São Gonçalo é uma espécie de higlander do carnaval. Todo ano é apontada como candidata ao rebaixamento e, apesar de sempre figurar entre as últimas, não é rebaixada desde o ano 2000. Em 2011, a Porto da Pedra vem com o enredo “O sonho sempre vem pra quem sonhar..." para contar a vida e a obra da poetisa Maria Clara Machado. Enredos biográficos sempre primam pela emoção e a vida de Maria Clara é muito rica e pode facilmente ser explorada na avenida. Em 1992, a Unidos do Jacarezinho já contou a vida da poetisa na avenida. É um bom tema.

Beija-Flor: A maior expectativa de todo o carnaval 2011 está em cima da Beija-Flor de Nilópolis. "Roberto Carlos, a simplicidade de um Rei" é o enredo da escola sobre o maior nome da MPB. Beija-Flor assumido, o cantor, que completou 50 anos de carreira em 2009, terá sua vida contada na Sapucaí e até o seu eterno parceiro Erasmo Carlos enviou samba para as disputas na escola. Roberto Carlos já confirmou a presença no desfile virá no último carro, encerrando com toda a pompa o carnaval do Grupo Especial em 2011. Conhecendo o competente trabalho de Laíla, com o carisma do intérprete Neguinho da Beija-Flor e contando com o Rei, arrisco-me a dizer que a Beija-Flor virá com tudo, mais que nunca.

Essas são as minhas primeiras impressões para o carnaval de 2011. Óbviamente a temática se baseou nos enredos das escolas para o ano que vem, uma vez que os sambas vencedores das eliminatórias só devem ser conhecidos em meados de outubro. Quando eles forem definidos faço outro post sobre a safra de 2011. Que venha o carnaval!

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

É uma pena ver a Mocidade tão por baixo. Qe saudade do Castor.
Acho que será dififcil de tirarem o caneco da Beija-Flor. Será uma homenagem ao vascaíno Roberto Carlos.
Muito boa a foto nova do seu Blog. Dá Lhe Vila, Terra de Noel, Martinho e Nilo.
Abraços