quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O novo... e justíssimo... Campeão!

Quando começou a temporada de 2010 e o Santos disparou a detonar os adversários com um time moleque e encantador, surgiram os chatos de plantão que diziam que era nas finais do Paulistão e da Copa do Brasil que os moleques teriam de mostrar mesmo se tinham fôlego pra irem adiante. Pois bem, os meninos da Vila detonaram o São Paulo na semi do estadual e foram campeões diante do Santo André. Faltava a coroação maior, com o grande objetivo do semestre: a Copa do Brasil. E o Santos, com os seus moleques, é o grande campeão do torneio e vai disputar a Libertadores ano que vem.




Não há como questionar esta conquista, apesar da vitória do aguerrido time do Vitória por 2 a 1. A distância técnica entre as duas equipes é abissal. O Santos possui em seu elenco jogadores que certamente são a esperança de renovação da seleção brasileira. Nomes como Neymar, Paulo Henrque Ganso, André e Wesley tem futebol de sobra para envergarem a camisa amarela nos próximos anos.

Ainda existem aqueles que possuem um ranço contra os meninos, acham que são arrogantes, folgados e inconsequentes. Ora, mas que moleque da idade deles não foi assim? A diferença é que, como pessoas públicas, tudo que fazem caba tomando uma enorme repercussão. Mas a história ensina que todo moleque abusado na adolescência se transformou em genial jogador no futuro. Aqueles que defendem a "seriedade" exagerada e o comprometimento são os mesmos que fizeram de Dunga o arauto de uma geração sem nenhum talento.


Os meninos da Vila trouxeram de volta a alegria de jogar bola!

Eu que pensei que não havia mais como reverter os rumos do futebol, pois os resultados estavam sempre do lado do estilo brucutu de se jogar. Mas veio a Copa do Mundo e a genial Espanha venceu os açougueiros holandeses, que já haviam eliminado o irreconhecível time do Brasil. Agora o Santos, moleque, abusado, atrevido, ganha seu segundo título em seis meses e mostra para o Brasil e o Mundo que é possível vencer e jogar com elegância, sem ter que bater ou ficar com onze jogadores atrás da linha da bola.

Tomara que essa seja a nova tendência do futebol. Que os atacantes e meias ofensivos sejam mais valorizados em um time do que os volantes e zagueiros. Que se tome gols com a defesa desprotegida, mas que se faça os dobro lá na frente. Qual o problema de vencer uma partida por 4 a 2 ou 5 a 3? O importante não são os três pontos, como dizem os defensores do maldito futebol de resultado? Pois bem, o que importa é vencer, ser campeão. De preferência jogando bonito, pra frente, como ensinou ao mundo o futebol brasileiro.

Parabéns ao Santos pelo título e por trazer de volta o verdadeiro espírito do futebol brasileiro! Obrigado meninos!

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Assim como na Copa do Mundo, essa vitória do Santos faz bem ao futebol-arte.
Vamos ver como se comportae este time sem Robinho, André e mais outros que podem sair, mas para vestir a camisa nove já chegou Keirrison que é um bom reforço.
Parabens ao Santos por mais uma conquista em 2010. Desde 1968 que o time praiano não ganhava mais de um caneco na mesma temporada.