domingo, 22 de agosto de 2010

Para relembrar os anos 80

Quando entrarem em campo logo mais às 18h30 no Maracanã para o 332º jogo entre si da história, Vasco e Fluminense tentarão invocar o espírito do jogo mais importante da história deste clássico, conhecido como "Clássico dos Gigantes", no ano de 1984, quando o Fluminense conquistou seu único título de campeão brasileiro justamente sobre o rival. Porém, na contagem geral de confrontos, a vantagem é amplamente vascaína. O time da Colina já derroutou o tricolor 127 vezes e perdeu 108. O jogo registrou 96 empates.

A primeira partida entre Vasco e Fluminense data de 11 de março de 1923, quando os vascaínos saíram vitoriosos pelo placar de 3x2 em um amistoso. A primeira vitória tricolor veio dois anos depois, pelo Campeonato Carioca, e foi também a primeira grande goleada do confronto: 5 a 1 para o Flu, um placar sonoro. Mas também é do Vasco a maior goleada da história: 6 a 0, em 1930. O placar mais elástico à favor do Flu foi 6 a 2, em 1941.

O Clássico dos Gigantes já decidiu o Campeonato Carioca por cinco vezes ao longo da história. E a vantagem também é vascaína. Em 1993 e 1994 o Vasco foi bi-campeão sobre o rival e a última conquista estadual dos clube da Colina, em 2003, também foi sobre o Tricolor. Já o Fluminense venceu o Vasco na final em 1976 e 1980, quando tinha um timaço que ficou conhecido como a "Máquina TRicolor".



O grande momento da história deste clássico aconteceu em 1984, quando ambos chegaram a decisão daquele Campeonato Brasileiro. No primeiro jogo o Flu venceu por 1 a 0, gol de Romerito e levou a vantagem para o segundo confronto. Diante de mais de 128 mil pagantes, o Flu segurou um empate de 0 a 0 e conquistou sua única taça de Campeão Brasileiro. Se considerarmos a Taça Brasil de 1970 e a Copa do Brasil de 2007, o Flu é três vezes campeão nacional.

Vasco e Fluminense se enfrentaram também em 1985 pela Taça Libertadores da América (naquela época eram dois representantes brasileiros e eles se enfrentavam já na primeira fase) com dois empates: 3x3 e 0x0. Pela Copa do Brasil, eles se encontraram duas vezes e cada um se deu bem em uma oportunidade. Em 2000, pelas oitavas de final e dentro de São Januário, após empatar em 1 a 1 no Maracanã, um novo empate em 2 a 2 classificou o Flu. Em 2006, pela semifinal, após vencer por 1 a 0 na partida de ida, o empate em 1 a 1 no confronto de volta classificou o Vasco para a final, onde perderia o título para o Flamengo.

Com todos os ingressos já vendidos, Vasco e Fluminense terá o recorde de público do Campeonato Brasileiro até aqui. Recorde que já pertencia ao estádio do Maracanã, com o clássico entre Flamengo e Vasco. É mais uma oportunidade para o torcedor carioca ir se despedindo aos poucos do principal estádio da cidade do Rio de Janeiro, afinal ainda não está claro sobre quando se dará o fechamento em definitivo. Que seja um bom jogo para brindar a todos que comparecerão ao Maior do Mundo. E que não seja a despedida!

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Jogão de bola e você mais uma vez pôde presenciar o espetaculo feito pela torcida do Vasco.
PC Gusmão segue invicto.