segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O Rio na crista da onda!

Apesar dos problemas naturais que qualquer grande centro metropolitano enfrenta, o Rio de Janeiro vive um momento especial em vários aspectos, em especial no esporte. Após ser confirmada como cidade das Olimpíadas de 2016 e se tornar a principal sede da Copa de 2014, a cidade maravilhosa pode ver os seus quatro grandes clubes entre os dez primeiros colocados no Campeonato Brasileiro. Um fato inédito na história do campeonato por pontos corridos.

Há muitos anos o torcedor carioca não tinha tantos motivos para comparecer aos estádios e elevar a média de público do Brasileirão. Talvez desde a década de 80, não se via os quatro grandes do Rio voltarem a ser protagonistas. O Fluminense lidera o Brasileiro e caminha firme para uma conquista que não vem há 26 anos. O Vasco, após anos obscuro, volta a ter a confiança do torcedor, apesar de possuir um time ainda fraco. O Botafogo sob a batuta de Joel voltou a encher o Engenhão. O Flamengo, apesar do mau momento atual, é o atual campeão nacional e tem potencial para crescer na competição.

Tal momento pode ser comprovado no Maracanã no eletrizante clássico entre Vasco e Fluminense. Um verdadeiro show das duas torcidas, que levaram mais de 80 mil espectadores para o velho Maracanã, numa espécie de despedida do estádio, já que ele será parcialmente fechado a partir desta semana. Recorde de público do campeonato, que não será quebrado. E todos que compareceram ao Maraca foram brindados com um jogaço sensacional, cheio de alternativas, que terminou com um justo empate de 2 a 2.

O velho Maraca! Recordes de público a cada jogo!

No sábado o Botafogo bateu o seu próprio recorde no Engenhão, levando mais de 30 mil pagantes, ao vencer o Avaí por 1 a 0. O Flamengo jogou fora de casa e mesmo em má fase possui a quarta maior média de público da competição, com 20.895 torcedores por jogo. Só perde para Fluminense, Corinthians e Ceará, clubes que disputam o G4 da competição. Certamente quando os reforços estrearem o Fla voltará a lotar o Maracanã.

O bom momento do futebol brasileiro passa necessariamente por um bom momento dos clubes da cidade do Rio de Janeiro. Basta comparar os números do campeonato com os dos clubes cariocas. O Brasileirão tem média de 13.539 torcedores por jogo. Os quatro grandes do Rio possuem média de aproximadamente 19.460. Dos dez maiores públicos do campeonato, quatro foram no Maracanã. Na edição de 2009, os sete maiores públicos da competição foram registrados no Maracanã. E mesmo na Série B, o Vasco protagonizou com o rival Flamengo uma competição espetacular pela quebra de recordes de público no principal estádio da cidade.

Alheio a tudo isso a realidade de que os clubes do Rio ainda estão engatinhando quando o assunto é organização e estrutura de futebol profissional. Nenhum clube do Rio tem um CT descente, o que para muitos é primordial para se tornar vencedor. Ajuda, mas não basta. Desorganizados e quase amadores os clubes cariocas são os que mais levam os torcedores para os estádios. Têm o atual campeão brasileiro e protagonizam espetáculos nas arquibancadas que nenhuma outra grande praça esportiva é capaz de protagonizar. Que assim continue!

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Há quanto tempo não vejo os quatro cariocas entre os dez primeiros do Brasileirão. Sendo que dois deles no G4 e vale lembrar que vem do Rio o atual campeão brasileiro.