quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Birra ou Preconceito?

Renato gaúcho foi um grande jogador, isso ninguém ousa discutir. Mas sua carreira como técnico ainda encontra ferrenhas resistências entre muitos torcedores, jornalistas e a opinião pública em geral. Não sei se é pelo fato de ter sido um jogador polêmico e dar muita liberdade a seus atletas, ou se é porque ainda não conseguiu títulos de gande importância, ou então se é devido a sua tradicional "marra". O fato é que quase ninguém é capaz de reconhecer o óbvio: Renato Gaúcho vem em franca ascenção em sua carreira como treinador.

E porquê eu penso assim? Primeiro, porque no ano passado ele assumiu o Grêmio, clube do qual é o maior ídolo, e não só tirou os gaúchos da zona de rebaixamento como os conduziu à Libertadores este ano com uma campanha surpreendente. Em 2011, com um time bem fraco, acabou fracassando no Estadual e na própria competição continental! Resultado? Demissão, um pouco precipitada no meu modo de ver.


Pois agora, Renato Gaúcho assumiu o compromisso de tentar livrar o Atlético-PR de um rabaixamento que parecia inevitável. E o time paranaense já fez 10 partidas sob o comando de Portaluppi. Foram 4 vitórias (justo todas da equipe no campeonato até o momento), 3 empates e 3 derrotas. Aproveitamento de 50%, o que deixaria o time rubro-negro na 7ª posição se mantivesse este índice desde o início da competição. É um fato que Renato acertou o time que mais parecia um bando antes de sua chegada.

Está certo que Renato fez trabalhos pífios em sua carreira como treinador (foi rebaixado com Fluminense e Vasco) mas quem não fez? A campanha do Fluminense na Libertadores em 2008 foi histórica, mas não venceu e aí todos esquecem. Renato, como todo mundo em início de carreira, tem muito a evoluir. Mas pela sua história no futebol merecia um pouco mais de crédito sim!

Nenhum comentário: