segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Que venha o 2º Turno

Com o encerramento da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro (Santos x Grêmio ainda têm um jogo a cumprir, que será disputado no mês de outubro), o Corinthians terminou esta primeira etapa do Brasileiro na liderança da tabela, apesar de ter feito uma enorme força para não estar. A campanha do Timão (que já venceu o primeiro turno da competição em 2005, quando foi campeão brasileiro) no 1º Turno foi de 11 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. Os 37 pontos conquistados representam um número inferior às campanhas dos campeões de turno de 2006, 2007 (São Paulo), 2008 (Grêmio) e 2010 (Fluminense) e igual à campanha do Internacional em 2009. Lembrando que foi a partir de 2006 que o Brasileiro passou a contar sempre com 20 equipes. Desde então, em três oportunidades (2006, 2007 e 2010) o campeão do primeiro turno também acabou como campeão ao final.

Ainda é muito cedo para afirmarmos que isso vá se repetir na edição de 2011. O Corinthians terminou à frente graças à impressionante campanha nas dez rodadas iniciais. Foram 8 vitórias e 2 empates. Entretanto, nas 9 rodadas finais do turno a equipe de Tite teve uma considerável queda: 4 derrotas, 2 empates e apenas 3 vitórias. Uma queda de 40% no aproveitamento em relação ao desempenho inicial.

Eu acredito que a briga pelo título de campeão brasileiro de 2011 dificilmente vai sair das equipes que ocupam, até o momento, as seis primeiras posições na tabela de classificação. Além do Corinthians, brigam pelo caneco o Flamengo, o São Paulo, o Vasco, o Botafogo e o Palmeiras. Entretanto o problema grave de saúde sofrido por Ricardo Gomes pode afetar os vascaínos, uma vez que qualquer um fica abalado em uma situação dessas. Some-se a isso o fato de o clube já ter vaga na Libertadores e que não há a necessidade portanto de terminar no G4.

Na minha opinião, a briga pela Libertadores também deve ficar restrita às equipes que eu citei acima. Se o Vasco terminar a competição no G4, abre mais uma vaga para o Campeonato Brasileiro, desde que nenhuma equipe brasileira vença a Copa Sul-Americana (Botafogo, Flamengo, Vasco e São Paulo seguem na competição internacional).

A luta contra o rebaixamento, como de praxe, será ainda mais ferrenha que a disputa pero título e a Libertadores. Um levantamento feito desde que o Brasileiro conta com 20 clubes em 2006, aponta que pelo menos duas das equipes que compunham a zona do rebaixamento ao fim do primeiro turno, acabaram rebaixadas. O número "mágico" para evitar a queda é de 44 pontos. Baseado nele, eu acredito que a luta contra a queda envolve, principalmente, Grêmio, Bahia, Atlético-PR, Avaí, Atlético-MG e América-MG. Um número alto de grandes clubes.

Tudo pode se alterar ao longo da segunda etapa (vide, apenas para citar dois exemplos, as arrancadas de Fluminense e Flamengo no ano de 2009) mas as análises acima estão baseadas em médias do que vem ocorrendo desde 2006 no Campeonato Brasileiro. Abaixo escalo a minha seleção do primeiro turno, e que venha o segundo:

Goleiro - Marcelo Lomba (Bahia): Não fosse por ele e a situação do Bahia poderia ser ainda mais dramática;
Lateral-Direito - Cicinho (Palmeiras): Tem se destacado na competição e demonstrado qualidade em jogos decisivos;
Zagueiro 1 - Dedé (Vasco): Formou excelente dupla com Anderson Martins e anulou nomes como Neymar e Ronaldinho nos jogos contra o Vasco;
Zagueiro 2 - Anderson Manrtins (Vasco): Infelizmente foi negociado, mas fez ótimo primeiro turno;
Lateral-Esquerdo - Júnior César (Flamengo): Desde que assumiu a posição, sempre fez boas e regulares partidas;
Volante 1 - Williams (Flamengo): Como de praxe foi o líder em roubadas de bola no turno;
Volante 2 - Casemiro (São Paulo): Sua presença faz o São Paulo ser um time, e sua ausência, outro;
Meia 1 - Elkesson (Botafogo): A arrancada do clube rumo à ponta passa pelo momento que ele entrou na equipe;
Meia 2 - Ronaldinho (Flamengo): Na minha opinião é disparado o craque do campeonato até aqui;
Atacante 1 - Leandro Damião (Internacional): Faz excelente campeonato, o que o credencia a assumir a camisa 9 da seleção brasileira;
Atacante 2 - Borges (Santos): Com muitos jogos a menos que a maioria dos concorrentes, já é o artilheiro do campeonato;
Treinador - Caio Júnior (Botafogo): Assumiu o clube e desde então o Fogão só fez subir na tabela. 

Um comentário:

HollywooDVD disse...

É muito difícil destacar um jogador de um time que está caindo pelas tabelas, mas eu acho que Marcos Rocha do América MG foi melhor que o Cicinho do Palmeiras. O americano vem jogando muito bem apesar da situação do coelho.

Mas de resto, concordo com todos.

Abraços