quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Clubes x Seleção

A justíssima convocação de Ronaldinho Gaúcho (depois de 9 meses) para o amistoso da seleção brasileira contra Gana reacendeu uma velha discussão dentro de nosso futebol. O que é mais importante ao jogador: atuar com a camisa de seu país ou defender as cores do clube que paga seus altíssimos vencimentos? É tema para longos bate-papos e resenhas em mesas de botecoe o ideal seria que o atleta não tivesse que escolher entre uma opção e outra.

Alguns estão acusando o treinador do Brasil, Mano Menezes, de ter sido imparcial e desfalcado o Flamengo justamente para um confronto contra o Corinthians, clube que Mano comandava antes de assumir a seleção. Esta situação tem duas frentes de pensamento. A primeira, é fato que Mano desfalcou o Fluminense (ao chamar Fred), o Santos (ao convocar Ganso e Neymar) e o Flamengo pela segunda vez (já havia levado Thiago Neves e agora R10) justamente sempre em partidas contra o Corinthians. E outra forma de pensar é óbvia e basta constatar: não estávamos todos pedindo por Ronaldinho na seleção? Pois Mano realizou o desejo da maioria.

O que poderia e deveria ser feito em minha opinião é o que ocorre na Europa, onde os clubes são praticamente "depenados" pelas seleções em datas oficiais da FIFA. Deveriam adiar as rodadas em que os clubes ficarão sem seus atletas, neste caso as de número 20, 21 e 22. Assim a seleção ficaria reforçada de seus melhores jogadores e o camperonato nacional não ficaria desfalcado de suas estrelas.

Cruzeiro, Botafogo, Santos, Vasco, Corinthians, São Paulo e Flamengo ficarão sem alguns de seus principais atletas. E a maioria dos clubes citados disputam o título da competição. Não é justo com os torcedores destes clubes, que vão passar a torcer para que os jogadores de seus times não sejam chamados para defender o Brasil. Aqui nós sabemos muito bem que os clubes são muito mais importantes no coração do torcedor do que a seleção. E a CBF deveria ter o bom senso de perceber isso.

Um comentário:

Edigar disse...

Concordo. A Seleção só é importante pro Galvão Bueno asiudhiuashdiuhiuashdia!!

Pô, sério mesmo, ninguém é amistoso contra Gana nessa altura do Campeonato Brasileiro. Se tiver um amistoso do Atlético contra qualquer time eu preferia do que ver uma decisão de Copa do Mundo, estou falando sério!