terça-feira, 9 de agosto de 2011

Só vale a vaga!

Começa nesta quarta para os clubes brasileiros a Copa Sul-Americana 2011. Oito clubes estream na fase nacional da competição, que mais uma vez vai dar uma vaga na Copa Libertadores de 2012. A Sul-Americana nada mai é do que uma espécie de continuação das extintas Conmebol e Mercosul, torneios que foram criados para "fazer sombra" na Libertadores. Como é a Liga Europa (antiga Copa Uefa) lá no velho continente.

A primeira edição foi disputada em 2002, sem clubes do Brasil. E assim como na Libertadores, na Sul-Americana há um total domínio dos clubes argentinos. São cinco títulos de nossos hermanos e apenas o Internacional conseguiu colocar o Brasil no topo do pódio em uma edição da Sul-Americana, no ano de 2008. Mas nas últimas três edições tivemos brasileiros na final (Inter em 2008, Fluminense em 2009 e Goiás em 2010).

Na minha opinião a Copa Sul-Americana é um torneio chato e sem nenhum brilho. Mas não dá pra ignorar o fato de que ele oferece uma vaga na Libertadores, o que eu acho uma tremenda injustiça. Afinal o campeão deste torneio (caso seja um brasileiro) vai tirar uma vaga de um time que termine em quarto lugar no Brasileiro, uma competição muito mais difícil e equilibrada.


Representam o Brasil na edição de 2011 da Sul-Americana oito clubes: Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Ceará, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco. Em um primeiro momento os clubes brasileiros se enfrentam e os quatro que passarem entram na chamada fase final do torneio. Veja abaixo como estão os cruzamentos para a esta fase:

Atlético-MG ou Botafogo* x Deportivol Cali-COL ou Universidad Vallejo-PER ou Santa Fe-COL
Ceará ou São Paulo* x Libertad-PAR ou La Equidad-COL ou Juan Aurich-PER
Flamengo ou Atlético-PR* x Nacional-URU ou Universidad de Chile-CHI ou Fénix-URU
Vasco ou Palmeiras* x Aurora-BOL ou San José-BOL ou Nacional-PAR
*Equipes que jogam a segunda partida em casa

Apenas a partir da fase final é que os clubes que passarem vão realmente se interessar em escalar suas forças máximas para a competição. Neste primeiro momento muitos optam por colocarem equipes mistas ou reservas, tirando ainda mais o brilho da competição. Mesmo assim acredito que os brasileiros sejam os favoritos para levar a edição 2011 da Copa Sul-Americana, o patinho feio da América do Sul!

3 comentários:

Mauricio Motta disse...

É a chance de chegara à Libertadores. Os times deveriam dar mais atenção para a Copa Sul-Americana. Considero que seja um caminho ainda mais curto e fácil do que o da Copa do Brasil.
Abraços

Edigar disse...

Mais fácil que a Copa do Brasil? Vcs estão zuando com minha cara né? O Vasco foi campeão da Copa do Brasil sem passar por nenhum time considerado grande no futebol nacional.

LDU, Independiente, Argentino Juniors disputaram a Libertadores esse ano, já o Náutico, Atlético PR, Ceará disputaram o que?

Guilherme Ayupp disse...

NR: Não há qualquer passagem no texto que eu diga que a Copa do Brasil seja mais difícil. Essa foi uma opinião do leitor... Mas opiniões são sempre válidas!