domingo, 28 de agosto de 2011

Como nos velhos tempos


A rodada sensacional de clássicos deste fim de semana, que encerra o turno deste Brasileirão 2011 vai opor os dois maiores clubes do Rio, Flamengo e Vasco. Agremiações que retratam o excelente momento do Rio, sendo que ambos podem ser campeões simbólicos desta primeira parte do campeonato, o Vasco com uma chance mais remota. Este duelo dispensa apresentações e aqui mesmo no Futebol e Samba já "dissequei" os grandes duelos do "Clássico dos Milhões" ao longo da história.

Mas e se formos levar apenas em consideração apenas os jogos em Campeonatos Brasileiros? Mesmo nunca tendo feito uma final (como Corinthians e Palmeiras já fizeram) os dois já protagonizaram grandes momentos. Desde 1967, no extinto torneio Roberto Gomes Pedrosa, Vasco e Flamengo já duelaram 48 vezes em Brasileiros com uma ligeira vantagem rubro-negra: 17 vitórias do contra 16 do maior rival. Foram ainda 15 empates. Desde que o Brasileirão é disputado em pontos corridos, a partir de 2003, os rivais se enfrentaram 14 vezes, com 6 vitórias do Fla e 5 do Vasco.

Em três oportunidades os maiores rivais do estado já fizeram partidas decisivas. De maneira direta apenas em 1983, quando se pegaram nas quartas de final. O Fla viria a ser campeão, mas antes eliminou o seu maior adversário com uma vitória (2 a 1) e um empate (1 a 1). Em 1992, quando novamente foi campeão, o Fla caiu no mesmo grupo do rival na fase final e o empate (1 a 1) e a vitória (2 a 0) sobre o Vasco ajudaram o rubro-negro a chegar à decisão contra o Botafogo. O Vasco deu o troco em 1997: também de maneira parecida à de cinco anos antes: um grupo de quatro, onde os dois duelaram e depos de um empate (1 a 1) o Vasco goleou (4 a 1) com show de Edmundo, e acabou tricampeão do brasileiro.

Outros grandes jogos (que não tinham importância decisiva) podem ser lembrados pelos torcedores das duas equipes por algum motivo. Qual rubro-negro esquece a vitória por 2 a 0 em 1989 (quando o Vasco foi campeão no final) na estreia de Bebeto no grande rival, quando quem brilhou mesmo foi o desconhecido Bujica? Os vascaínos tiram sarro com algumas goleadas aplicadas no Fla, como em 1996, 1997 e 2001. Os rubro-negros respondem com o show de Pet e Adriano em 2000, ano em que o Vasco também foi campeão.

A primeira vez deste blogueiro no Maracanã foi em um Flamengo x Vasco válido pelo Campeonato Brasileiro de 1999. Vitória cruzmaltina por 1 a 0, gol de Juninho Pernambucano em um jogo que tinha estrelas como Romário e Edmundo. O Vasco já não vence um jogo contra o seu maior rival desde 2006 em Brasileiros. Mais um ingrediente para o jogo que dispensa apresentações. Que seja um grande jogo e que transcorra na paz. O Rio merece!

Abaixo, uma seleção de quatro grandes jogos entre Flamengo e Vasco, segundo a opinião deste blogueiro, em Brasileiros!

Juninho cala o Maraca e vascaínos comemoram!


Edmundo detona o Fla, mais uma vez!


Pet dá um show e Fla humilha o futuro campeão brasileiro!


A estreia era de Bebeto, mas quem foi ao Maraca viu Bujica!

Nenhum comentário: