quinta-feira, 4 de junho de 2009

Deu a lógica !!

Sim, deu a lógica para a final da Copa do Brasil. Os dois melhores times do Brasil na atualidade, sob minha ótica, vão decidir a principal competição do primeiro semestre. Corinthians e Internacional chegaram. E, na minha opinião, com méritos, pois não acredito que uma decisão de uma competição de alto nível possa ser considerada injusta.

No caso do confronto entre Vasco x Corinthians, a equipe carioca foi superior no jogo de ontem. Surpreendentemente, até. Foi o Vasco quem tomou a iniciativa desde o primeiro minuto. Criou as melhores chances de gol. E não sentiu em nenhum momento a pressão da Fiel, que nem de longe lembrou a poderosa Fiel corinthiana, na noite de ontem.

Mas é fato também que em confrontos mata-mata são jogos de 180 minutos. E no jogo todo, ou seja, nos famigerados 180 minutos o Corinthians acabou superando o Vasco nos critérios de desempate (no caso, o gol fora de casa). Sim, porque o Vasco jogou muito pior em casa do que fora. Ironias do futebol. E o Corinthians que não sentiu a pressão da torcida vascaína parece ter sentido a pressão de sua própria torcida.



No jogo de ontem, o Vasco começou melhor e surpreendia com uma equipe bem postada em campo e que encurralava o Corinthians. Me pareceu que Mano Menezes estava mais preocupado em torcer pelo fim do primeiro tempo do que em corrigir as falhas ainda na primeira etapa. E o Vasco repetia alguns erros do primeiro jogo: errava nas finalizações.

Na volta do intervalo o Corinthians melhorou. Mas o Vasco seguia melhor até os 24 minutos do segundo tempo, quando Carlos Alberto (cansado) deixou o campo. A partir daí o Timão teve 3 grandes chances e as desperdiçou. E o Vasco sentiu isso. Parou de atacar com a volúpia anterior, e quando o fazia era desorganizado. O Corinthians passou a administrar o jogo e assustar nos contra-ataques.

O lance capital do jogo aconteceu aos 16 minutos do segundo tempo. Após cruzamento na área do Corinthians, Chicão puxou assintosamente a camisa de Elton na área. Pênalti claro. Não marcado por Gaciba, que vive uma fase infeliz na carreira. Não devia ter sido escalado para este jogo. Como sempre, chuveram reclamações e especulações sobre a arbitragem. Desnecessário comentar aqui.

A torcida do Vasco pode ficar orgulhosa de seu time, que enfrentou uma equipe bem superior e chegou a ser melhor em alguns momentos das duas partidas. Fica, claro, o gostinho de que a classificação esteve muito perto. Mas fica também a certeza, de minha parte, de que o vasco foi eliminado da Copa do Brasil aqui no Rio, após o péssimo primeiro tempo do primeiro jogo. É o tal jogo de 180 minutos.

Nenhum comentário: