segunda-feira, 29 de junho de 2009

O grupo da Copa

Devo admitir. Dunga, no comando da seleção brasileira, tem feito um trabalho incontestável. Venceu as duas competições oficiais que disputou (exceto a oOimpíada, que não foi disputada com a equipe principal). Foi até capenga na Copa América, mas ganhou goleando a maior rival, a Argentina, por 3 a 0.

Agora, o título da Copa das Confederações foi absolutamente incontestável. 5 jogos. 5 vitórias. 14 gols marcados. 5 gols sofridos. Se a seleção não deu espetáculo (esteve longe disso, na minha visão) foi, de longe, a mais eficiente e competitiva do torneio. E isso faz, sim, da seleção canarinho a grande favorita ao hexa na Copa de 2010.

Copa que será disputada em pouco menos de um ano, na África do Sul. Acredito que entre 40 e 50% do grupo de jogadores que vai ao Mundial está definido na cabeça de Dunga.

Vamos a um exercício de futurologia:

Goleiros:

Júlio César (confirmado): O maior goleiro do mundo é inconteste. Estará na África!

As outras duas vagas estão em aberto. Dunga chamou várias vezes Doni e Gomes. Para a Copa das Confederações levou Vítor. Mas não testou nenhum dos dois. Alguns ainda crêem em Marcos. Nomes como Bruno (Flamengo), Diego Alves (Almería) e Felipe (Corinthians) podem pintar nas próximas convocações para teste.

Laterais:

Daniel Alves (confirmado): Marcou um gol histórico nas semifinais. Agradou improvisado na ala esquerda.

Maicon (confirmado): Apesar do fraco desempenho nas finais da Copa das Confederações, tem muito crédito com Dunga. A lateral direita está decidida para o Mundial.

A ala esquerda é o único setor da equipe que está totalmente vago. Vários atletas foram testados por Dunga ao longo destes 3 anos. Kléber e André Santos não corresponderam na competição. Esperança para Juan (Flamengo), Fábio Aurélio (Liverpool), Marcelo (Real Madrid) e até dos próprios jogadores que jogaram a Copa das Confederações.

Zagueiros:

Juan (confirmado): Jogador que faz parte da espinha dorsal da confiança do treinador, ao lado de Júlio César, Lúcio, Gilberto Silva, Kaká e Robinho. Só não vai ao Mundial se não se recuperar das lesões musculares que prejudicaram seu desempenho nesta temporada.

Lúcio (confirmado): Será o capitão na Copa de 2010!

Mais duas vagas estão em aberto. Os favoritos são Thiago Silva (Milan), Miranda (São Paulo) e Luisão (Benfica). Está mais para os dois últimos. Thiago Silva não joga há 6 meses.

Volantes:

Gilberto Silva (confirmado): Assim como Lúcio, é a voz de Dunga dentro do grupo. Só uma lástima o retira do Mundial.

Felipe Mello (confirmado): Excetuando os grandes gênios do futebol, nunca foi visto na história da seleção jogador com tamanha personalidade e que jogou todos os jogos como titular desde a estreia, em fevereiro deste ano. É só manter o bom desempenho e garante a presença na África.

As outra vaga (ou duas, dependendo de Dunga) deve ficar com Josué. Se Dunga optar por duas, pode ser que Mineiro reapareça. Eu duvido.

Meias:

Kaká (confirmado): O dono do time. Com toda justiça!

Dentre os meias apenas Kaká está confirmado. Na Copa das Confederações foram convocados Kléberson, Ramires e Júlio Batista. Ronaldinho Gaúcho, se voltar a atuar em alto nível, terá vaga assegurada. É bom espiar o desempenho de Ibson e Hernanes no Campeonato Brasileiro.

Atacantes:

Robinho (confirmado): Apesar do desempenho pífio na Copa das Confederações e de não jogar nada há um bom tempo, inacreditavelmente Dunga o adora. Estará no mundial.

As três vagas restantes serão para o setor onde a disputa será mais acirrada. Nem tanto pelo número de vagas, mas pela qualidade de seus postulantes. Que seleção no mundo se dá ao luxo de dispor de Adriano, Ronaldo, Nilmar, Fred, Alexandre Pato, Nilmar, Luís Fabiano (este era para estar confirmadíssimo, mas terá de esperar um pouco mais). Acredito que Dunga vá esperar para ver o desempenho de Adriano e Ronaldo. Se atuarem bem, vão á Copa, principalmente o imperador. Aí a outra vaga seria disputada entre Nilmar e Pato. O primeiro agradou mais nos jogos das eliminatórias e Copa das Confederações.

**********

Agora é aguardar os jogos restantes das eliminatórias e conferir na Copa, ano que vem, se meus prognósticos têm algum fundamento.

Nenhum comentário: