sexta-feira, 5 de junho de 2009

A gente não quer só comida...

Começa hoje, no Rio, a primeira edição do "Viradão Carioca", com eventos culturais por toda a região metropolitana. Inspirado na Virada Cultural de São Paulo, o evento terá 48 horas de programação ininterrupta, terminando apenas no domingo. Todas as atrações são gratuitas.

Merece os parabéns esta iniciativa da Prefeitura do Rio, em parceria com a Globo Rio. Isto porque levará cultura, lazer e entretenimento a quem raramente tem a possibilidade de acompanhar a agenda cultural tradicional da cidade. 80% dos eventos vão se concentrar nas Zonas Norte e Oeste, sabiamente as mais carentes do Rio.

Outro fator interessante: as atrações vão "fugir" à tradição de cada região. Isto é, na quadra das escolas de samba, por exemplo, ao invés do tradicional samba, duelos de hip hop e peças teatrais. Nas lonas culturais shows de música e áreas de lazer. Na Zona Sul, acostumada a grandes eventos culturais, rodas de samba e djs tocando os mais variados estilos.



Não podemos dizer que o povo carioca é alheio aos eventos culturais. Muito pelo contrário, o Rio já foi conhecido como a capital cultural do país. E acho que ainda o é. Por isso, era necessário e latente um evento desta proporção. As atrações serão mais de 200 em 48 horas de programação ininterrupta.

Que esta iniciativa não fique restrita a este evento. Que os nossos governante dêem um maior carinho à Cultura, que pode parecer gasto supérfluo e desnecessário, mas não é. Um povo sem cultura é um povo sem identidade. Como diria o saudoso Gonzaguinha: "a gente não quer só comida, a gente quer diversão e arte"

Nenhum comentário: