segunda-feira, 8 de junho de 2009

O viradão e o apagão

E o samba atravessou o Túnel Rebouças...

A mais legal iniciativa do Viradão Carioca foi tentar desmistificar essa história de cidade partida, que tão mal faz ao Rio e para a convivência entre seus moradores. Ao promover um verdadeiro encontro de bambas em Ipanema, a Secretaria de Cultura deu o recado. E mais interessante ainda: foi em Ipanema sim, e estava lotado e num clima de muita paz e alegria.

A primeira que subiu ao palco foi a grande rainha do Império Serrano, Dona Ivonne Lara, entoando o clássico "Alguém me avisou", acompanhada da competente banda DNA do samba, que é formada por herdeiros de grandes nomes do samba, como Nelson sargento, Silas de Oliveira, Martinho da Vila, dentre outros.


A cativante Dorina entoou sucessos seus mesclados com outros grandes nomes. Destaque para a magistral interpretação de "Na cadência do samba", antológico samba de Ataulfo Alves, que completaria 100 anos em 2009. Após Dorina, ainda subiram ao palco Adilson Pereira (o Adilson da Vila), Noca da Portela (vídeo acima), Marquinhos Diniz e uma apresentação solo do DNA do samba.

Para encerrar a inesquecível noite, Monarco subiu ao palco cantando "Corri pra ver", em homenagem à sua Portela. Ao final da apresentação todos se uniram e cantaram "Contos de Areia" (samba de 1984 da azul e branco de Madureira) e "Eu sou o samba", de autoria do também portelense Zé Keti.

Uma bela noite em que Madureira foi à praia. E em grande estilo.

**********

Pane generalizada !!

O Flamengo começou surpreendentemente bem contra o Sport em plena Ilha do Retiro. Com 10 minutos de jogo já estava vencendo por 2 a 0. Porém, uma pane inexplicável em sua defesa, favoreceu a equipe pernambucana, que marcou 4 gols em 8 minutos. Eu nunca vi isso antes na história do futebol.

Me pareceu que Cuca fez uma avaliação errada. Ao perder Kléberson para a seleção, o treinador rubro-negro, ao invés de fazer entrar um jogador com a mesma característica do pena campeão, promoveu a entrada do bom (mas inexperiente) zagueiro Wellinton e adiantou Williams para fazer a função de Kléberson. E foi aí que o Sport ganhou o jogo.

Mas não há motivo para pânico. Poucas equipes irão somar pontos na Ilha do Retiro. A lamentar apenas a circunstância da derrota.

Acorda Cuca !!

Nenhum comentário: