terça-feira, 12 de abril de 2011

Boas Notícias!

Enquanto a Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) não divulga as justificativas com as notas dos jurados do carnaval de 2011, o assunto no mundo do samba é o vai-vém de profissionais já com vistas ao próximo ano, além dos burburinhos políticos em algumas agremiações e outras até já definindo seus enredos para 2012. E as notícias até agora são animadoras!

Quatro escolas já têm temas definidos para o ano que vem. Na minha visão, exceção feita à União da Ilha que falará de um tema muito batido, a história das Olimpíadas, três escolas escolheram enredos muito interessantes para o próximo carnaval. Depois de surpreender em 2011 com um belo carnaval sobre a medicina, a Imperatriz homenagerá o escritor e poeta Jorge Amado. Muito juso e merecido! A vida do bom baiano certamente dá samba.

A Mangueira, seguindo a tendência dos últimos anos de valorizar a cultura e o samba cariocas, vai contar a história do Cacique de Ramos, tradicional bloco carnavalesco que está completando 50 anos. Debaixo daquelas tamarineiras foram revelados nomes como Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Jorge Aragão e muitos outros. Não duvido que a velha manga novamente emocionará a Marquês de Sapucaí.

Se em 2011 a África esteve distante da Sapucaí, no próximo ano a Vila Isabel novamente vai falar de um tema sugerido por seu mais ilustre componente: Martinho da Vila concebeu o enredo sobre Angola, país africano com o qual Martim José Ferreira tem enorme identificação, tanto quanto com a escola da Zona Norte. A história daquele país é riquíssima e Rosa Magalhães, com seu enorme talento, pode manter a Vila no hall das favoritas.

Outra bela notícia deste período entre o fim do carnaval e o início de fato dos trabalhos para a próxima folia, é o anúncio por parte de Mestre Átila, que comandou a bateria da Vila Isabel nos últimos dois carnavais, de que vai concorrer à presidência do Império Serrano nas eleições deste ano. Átila é cria da Serrinha e tudo que a tradicional agremiação de Madureira precisa neste momento difícil é de alguém que conheça suas entranhas para reerguer a escola.

Com as notícias de momento, como diz aquele velho samba-canção, o próximo carnaval não será igual a este que passou. Vamos torcer para que assim continue!

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Gostei da escolha de enredo da Mangueira e também foi muito bom saber que Mestre Átila concorrerá a presidência do Império Serrano. Será que ele pode dar jeito na tradicional escola? Tomara que sim.
Abraços