quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Copa do Brasil se afunila!

Desde que a CBF decidiu mudar a fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro para o sistema de pontos corridos, em 2003, o torcedor que gosta de acompanhar os jogos emocionantes do mata-mata têm apenas as fases decisivas dos Estaduais e da Copa do Brasil para sentir o clima desta tipo de duelo. Considero que a competição nacional agora começa a atingir o seu ápice com bons e emocionantes confrontos. E a tendência é melhorar até o fim.

As oitavas de final se avizinham, ainda com alguns confrontos desiguais, mas com outras partidas interessantes. Vamos fazer um rápido exercício de futurologia aqui no Futebol e Samba e tentar prever quais equipes passam à fase de quartas de final. Eis os confrontos e minha opinião sobre cada um. As equipes marcadas em negrito são minhas favoritas e aquelas com asterisco jogam a segunda partida em casa:

Flamengo x Horizonte-CE*: A equipe cearense é a grande surpresa da competição até o momento. Tirou do torneio duas equipes mais tradicionais (ASA-AL e Guarani) e agora chega para defrontar o poderoso Flamengo como franco atirador. E na minha visão, não deve ser páreo para o Bonde comandado por Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. Cravo os cariocas neste duelo.
Jogo de Ida: 20/04, Engenhão (Rio de Janeiro-RJ)
Jogo de Volta: 27/04, Domingão (Horizonte-CE)

Grêmio Prudente* x Ceará: O time paulista protagonizou a grande zebra da Copa do Brasil até o momento ao tirar um dos favoritos na minha opinião, o Atlético Mineiro. Mesmo assim considero os cearenses com um ligeiro favoritismo, pois fazem uma boa temporada e tem a força de seu torcedor em casa. O Prudente aproveitou-se de um momento ruim do Galo e só por isso passou de fase. Acredito no Ceará para este duelo.
Jogo de Ida: 21/04, Domingão (Horizonte-CE)
Jogo de Volta: 27/04, Prudentão (Presidente Prudente-SP)

Caxias* x Coritiba: Um confronto desigual na minha opinião. O Coritiba não está apenas invicto em 2011, mas venceu todas as 18 partidas da temporada. Os gaúchos não terão força para tirar da competição o Coxa. O jogo de ida será em Curitiba e não me surpreenderei se o time paranaense aplicar uma goleada nos gaúchos. O Coxa passa às quartas.
Jogo de Ida: 14/04, Couto Pereira (Curitiba-PR)
Jogo de Volta: 28/04, Centenário (Caxias do Sul-RS)

Palmeiras* x Santo André: A tendência desta chave é termos um Flamengo x Palmeiras como uma das semifinais da Copa do Brasil. Neste duelo entre paulistas, teremos o líder do Paulistão contra um virtual rebaixado à Série A2. Se nada extraordinário acontecer (como costuma ocorrer com o Palmeiras recentemente na CB), o time de Felipão estará na próxima fase.
Jogo de Ida: 13/04, Bruno José Daniel (Santo André-SP)
Jogo de Volta: 21/04, Pacaembu (São Paulo-SP)

Vasco* x Náutico: Duelo espinhoso. Ao contrário do que acontece na maioria do Nordeste, em Pernambuco os torcedores torcem e apoiam o time da casa, neste caso o Náutico. E o Vasco costuma ter a vida dificil lá. A última vitória foi em 1983 e além dela, foram apenas duas. Mas vai ter o jogo da volta e por isso considero o Vasco o favorito para este duelo. Mas que não pensem que será fácil. O Vasco passa, com dificuldades.
Jogo de Ida: 13/04, Aflitos (Recife-PE)
Jogo de Volta: 27/04, São Januário (Rio de Janeiro-RJ)

Atlético-PR* x Bahia: Na minha opinião este é o duelo mais imprevisível das oitavas. Duas equipe que têm força jogando sob seus domínios, mas que não realizam boa temporada, tendo inclusive já trocado de treinador. Considero que os paranaenses levam um ligeiro favoritismo, justamente por decidirem em casa. Mas não me surpreenderia se o Bahia passasse. Mas confirmo meu prognóstco: dá Furacão.
Jogo de Ida: 13/04, Pituaçu (Salvador-BA)
Jogo de Volta: 20/04, Arena da Baixada (Curitiba-PR)

Botafogo x Avaí*: Apesar da temporada ruim que vem fazendo, o Botafogo na minha visão é o favorito para este confronto. Considero o time do Avaí fraco e, caso não aconteça uma das coisas que só acontece ao Botafogo, os cariocas devem estar na próxima fase. Fazer um bom resultado já no primeiro jogo favoreceria os cariocas.
Jogo de Ida: 13/04, Engenhão (Rio de Janeiro-RJ)
Jogo de Volta: 20/04, Ressacada (Florianópolis-SC)

São Paulo* x Goiás: Antes de começar a CB apontei o São Paulo como um dos favoritos ao título, ao lado de Flamengo e Atlético Mineiro. O último já caiu e sigo apostando minhas fichas em paulistas e cariocas. O tricolor deve passar pelo Goiás sem maiores problemas, apesar de os adversários gostarem de complicar a vida dos são-paulinos. Dá São Paulo nas quartas.
Jogo de Ida: 20/04, Serra Dourada (Goiânia-GO)
Jogo de Volta: 27/04, Arena Barueri (Barueri-SP)

Se os prognósticos se confirmarem as quartas de final ficariam assim:

Flamengo x Ceará
Coritiba x Palmeiras
Vasco x Atlético-PR
Botafogo x São Paulo

Vamos acompanhar e torcer!

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Seusfavoritos são todos iguais aos neus, mas sempre tem uma surpresa. Vamosver onde será.
Abraços