quarta-feira, 13 de junho de 2012

Corinthians x Santos, o maior da história




O clássico dos alvinegros paulistas Corinthians e Santos é o mais antigo de São Paulo. Quando adentrarem o gramado da Vila Belmiro nesta quarta para começarem a definir qual será o representante do Brasil na grande final da Libertadores-2012, os rivais estarão se enfrentando pela 307ª vez na história. Ela começou a ser escrita no dia 22 de junho de 1913, há quase 100 anos. O Santos derrotou o Corinthians pelo placar de 6 a 3 pelo Paulistão em jogo realizado no estádio Palestra Itália. De lá pra cá foram algumas goleadas históricas de lado a lado, tabus polêmicos e poucas decisões diretas entre eles. Mas o grande duelo da história sem dúvida deve acontecer a partir desta quarta às 22h primeiro na Vila Belmiro e depois no Pacaembu. Pela primeira vez um confronto internacional entre Corinthians e Santos.


O grande molho desta rivalidade entre santistas e corinthianos sem dúvida alguma são os jejuns de vitórias que um impôs ao outro ao longo desta tradicional rivalidade. Os torcedores do Santos provocam os do Corinthians ao relembrar que entre 1956 e 1968 o time da capital não ganhou sequer uma partida do alvinegro praiano. Não por coincidência foi o período do auge de Pelé e do maior time da história santista. Aliás o rei do futebol tem uma impressionante marca diante do Corinthians: 50 gols em 50 jogos. Recorde sul-americano de um jogador contra um único time. Foram 22 jogos de sofrimento para o Corinthians, encerrados no dia 06 de março de 1968, depois de um 2 a 0 para o Corinthians no Pacaembu, com direito a presença do rei Pelé em campo. Uma outra curiosidade envolvendo Pelé e o Timão é que enquanto o rei esteve em atividade, o Corinthians jamais conquistou um título. Só voltou a vencer em 1977, 12 dias depois que Pelé encerrou a carreira.

Mas como toda boa rivalidade, os corinthianos contestam alguns números do tabu santista, alegando que em quatro jogos durante este período o Corinthians derrotou o rival. Foram em partidas do Torneio RJ-SP, que na época eram muito esvaziados e portanto pouca gente se lembra. Mas o Corinthians impôs ao Santos uma longa fila de derrotas também. Entre 1976 e 1983, foram 20 jogos sem um triunfo santista.

Outro tempero a esta grande rivalidade são as goleadas. A maior da história do clássico pertence ao Corinthians, que venceu o rival por 11 a 0  em 1920 em plena Vila Belmiro. Mas os corinthianos não se esquecem mesmo é do épico 7 a 1, aplicado nos santistas em novembro de 2005, ano em que o Corinthians foi tetra-campeão brasileiro, com direito a três gols de Carlitos Tevez. Por conta deste jogo, os corinthianos até hoje levam para os estádios em dias de confrontos entre os dois a faixa "Eterno 7x1". A favor do Santos, além do 6 a 3 da partida inaugural, houve a acachapante goleada pelo Paulistão de 1964, quando o Santos derrotou o Corinthians por 7 a 4.

O histórico do duelo Corinthians x Santos registra 306 partidas, com 125 vitórias do Timão e 96 do Santos, além de 85 empates. Mas no placar de decisões a vantagem é santista, pois em 10 finais de campeonato deu Santos em seis oportunidades. Os corinthianos levaram a melhor na Copa Bandeirantes (1994) e Taça São Paulo (1962) - torneios amistosos - e nos Paulistas de 1930 e 2009. Já o Santos se sagrou campeão sobre o rival em um torneio amistoso de verão em 1996 e na Copa SP de futebol júnior em 1984. Pelo Paulistão foram campeões em 1935, 1984 e 2011. E no grande confronto entre os rivais até então, em 2002, também deu Santos. Pela final do Campeonato Brasileiro de 2002, os meninos da Vila Diego e Robinho derrotaram o Corinthians de Parreira e conquistaram o título do Campeonato Brasileiro, após 34 anos de jejum.

Temperos e história de um grande jogo e uma grande rivalidade. E agora Corinthians x Santos iniciam o duelo do século!

Nenhum comentário: