quarta-feira, 20 de junho de 2012

A fase final da Eurocopa

Eu confesso aos leitores do Futebol e Samba que a fase de grupos da Euro-2012 me surpreendeu positivamente. Esperava jogos chatos até a chegada da fase final, que se inicia nesta quinta. Mas me enganei. Tivemos partidas empolgantes, com algumas zebras e decepções. Para mim a grande frustração da competição foi a Holanda, que chegou como vice-campeã da última Copa e acabou sucumbindo com três derrotas no grupo da morte, que ainda tinha Alemanha, Dinamarca e Portugal. 

E a grande surpresa acabou rolando no Grupo A, de uma das anfitriãs Polônia. Quando todos acreditavam que passariam o bom time da Rússia e os polonoses, deu Grécia e República Tcheca. Aliás as duas anfitriãs da competição estão eliminadas e seleções de tradição seguem na disputa. Vamos à ánalise dos confrontos:

Alemães jogaram o melhor futebol da fase de grupos

República Tcheca x Portugal: Os tchecos se classificaram na bacia das almas depois de uma improvável vitória na última rodada contra a favorita Rússia. Terminaram na liderança do grupo, mas vão cruzar com Portugal de Cristiano Ronaldo. Os portugueses são favoritos na minha opinião, ainda mais depois que o gajo mostrou o futebol apresentado no Real Madrid. 

Espanha x França: Duelo curioso este. De um lado a campeã do mundo e da última Euro, que tem Iniesta, Xavi e outras estrelas, mas que nesta competição ainda não jogou tudo que pode. De outro lado a outrora patinho feio França, mas que fez bons jogos na fase de grupos e vem fazendo um interessante trabalho de renovação. É o confronto da afirmação espanhola contra a juventude esperançosa francesa. Eu acho que vai pesar a experiência e o futebol mágico da Espanha.

Alemanha x Grécia: Confronto da melhor seleção da primeira fase contra a pior. Os gregos só passaram para a fase de mata-mata porque os deuses do futebol assim quiseram. Já os alemães foram soberanos no jogo diante da Holanda e derrotaram ainda portugueses e dinamarqueses. A minha favorita para a conquista do título segue sendo a Alemanha, que para mim tem a melhor seleção do mundo hoje.

Inglaterra x Itália: Este é o cruzamento mais equilibrado das quartas de final desta Euro. Ambas chegaram desacreditadas e passaram de fase. Os ingleses acabaram como líderes de um grupo que tinha França e a anfitriã Ucrânia. Já os italianos têm uma camisa que hoje é mais forte que o próprio time. Não dá para desprezar nenhuma das duas e acredito que esta vaga possa ser decidida nos pênaltis. Para não ficar em cima do muro aposto nos ingleses, mas é mero chute!

Nenhum comentário: