segunda-feira, 4 de junho de 2012

Os golaços de Portela e Ilha

O carnaval 2012 já ficou para trás há tempos e a maioria das agremiações do Grupo Especial já têm enredos definidos e sinopses divulgadas. E se neste ano uma safra de temas interessante produziu sambas-enredos que há anos não víamos, as definições para 2013 são desanimadoras. Algumas escolas optaram por temas esdrúxulos como falar de cavalo, do Rock in Rio  ou de cidades brasileiras que nenhuma identificação têm com a cultura carnavalesca. Exceção feita a três agremiações: as tradicionais Portela e União da Ilha, além da irreverente São Clemente!

A escola que mais títulos possui no carnaval carioca irá tratar em 2013 do bairro de Madureira, onde a quadra da escola fica localizada. Um golaço! Tal qual aconteceu em 2012, possivelmente teremos outro sambaço da Portela para o ano que vem. A sinopse já divulgada fez muita gente amante do samba se arrepiar (inclusive este blogueiro), principalmente porque Paulinho da Viola será uma espécie de condutor do enredo, tal qual Clara Nunes fora este ano. Bela sacada do competente Paulo Menezes. Toda sorte do mundo à ala de compositores da Portela!
 Logo e título do enredo da Ilha para 2013

 
Já a mais simpática das escolas de samba cariocas optou por levar para a venida em 2013 a vida e a obra do poetinha Vinicius de Moraes. O branco mais preto do Brasil, como o próprio costumava se definir. A passagem do poetinha na Marquês de Sapucaí não chega a ser inédita e há apenas dois anos (2011) o Império Serrano o homenageou. Mas ser retratado por uma escola que está no Grupo Especial e que se mostra a cada ano mais forte é algo que faz justiça a um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Estou ansioso por ver a safra de sambas da União da Ilha.

 A irreverente São Clemente, que resgatou esta identidade desde que retornou ao Grupo Especial pela última vez em 2011, optou por falar de uma das maiores paixões do povo brasileiro, depois do carnaval e do futebol: as telenovelas. Já imagino o que o jovem Fábio Ricardo poderá explorar na avenida com os notáveis personagens de nossa dramaturgia. E a criativa ala de compositores da escola têm um belíssimo material nas mãos! Vai ser um barato ver a São Clemente em 2013!

Infelizmente a empolgação com os enredos se encerram por aqui. As demais escolas do Grupo Especial parecem reféns de enredos patrocinados. Até a Mangueira, que liderava uma espécie de bandeira da resistência cultural através de seus enredos, optou por contar a história da cidade de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso. Nada contra a cidade, mas 2013 marca o centenário de nascimento de Jamelão, e a Mangueira, tal qual fizera em 2008 com o centenário de Cartola, perde uma grande chance. O Salgueiro, outra tradicional agremiação, anunciou há poucos dias que falará sobre a fama, em um enredo patrocinado pela revista Caras. Perdem o carnaval e a cultura brasileiros! Ainda bem que temos Portela e União da Ilha!   

Um comentário:

ronaldo disse...

ja vi que é outro topico que so fala das tradicionais.....uma pena....