sexta-feira, 8 de junho de 2012

Euro-2012 e as tendências para 2014

Tal qual ocorreu nas Copas da Alemanha em 2006 e da África do Sul em 2010, a Eurocopa-2012 que se inicia nesta sexta com jogos na Ucrânia e na Polônia, representa muito mais que um torneio de futebol entre as principais seleções do continente europeu. Os países sedes, ao receberem um evento desta magnitude, indicam ter superado os traumas políticos, étnicos e sociais que tanto abalaram suas histórias ao longo de anos.

Os ucranianos sofreram os efeitos das transformações políticas da Europa desde a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), passando pela Segunda Guerra (1939-1945) até chegar à separação da URSS com o colapso da mesma em 1991. Já os poloneses foram um dos povos mais exterminados pela Alemanha Nazista de Adolf Hitler, chegando a 6  milhões de mortos. Ironia do destino, os alemães treinam para a Euro justamento no local em que eclodiu o conflito, em 1939 .

Falando exclusivamente de futebol, considero os alemães e espanhois como os adversários a serem batidos nesta edição da Euro. A Espanha dispensa apresentações por ser a atual campeão do mundo e da própria Euro, além de contar com estrelas do quilate de Xavi e Iniesta, mas é bom lembrar que Lionel Messi é argentino e está fora da competição. A Alemanha tem na minha opinião o time mais equilibrado do mundo, com pouquíssimas disparidades entre seus setores no campo. Destaques para o goleiro Neuer, o defensor e capitão Philipp Lahm e os meias Schweinsteiger e Özil.

Em 2008 o troféu ficou com a Espanha

Vice-campeões do mundo na África do Sul, os holandeses podem sonhar com o título depois de caírem na semifinal em 2008. Mas considero a Holanda em crise devido à má fase de seus principais jogadores. Portugal deposita todas as suas fichas no super-astro Cristiano Ronaldo, e caso o jogador do Real Madrid finalmente faça um bom papel na seleção, dificilmente não levará o troféu de melhor do mundo em 2012. As seleções de Inglaterra, França e principalmente Itália apenas sonham com o título, uma vez que vivem uma entre-safra e contam com poucos jogadores talentosos.

A Eurocopa foi criada em 1960 e foi disputada pela primeira vez na França, quando a URSS terminou campeã. O maior artilheiro da história da competição é o francês Michel Platini, que marcou nove gols na edição de 1984, quando a França se sagrou campeã. Os alemães sãos os maiores vencedores da Euro com três conquistas (1972, 1980 e 1996), além de outros três vice-campeonatos (1976, 1992 e 2008). É pouco provável que um dos anfitriões (Polônia e Ucrânia) saiam campeões este ano. Na verdade isto ocorreu em apenas três oportunidades, com a Espanha (1964), Itália (1968) e França (1984).

Quando a bola rolar nesta sexta às 13h (horário de Brasília) para a abertura da Euro-2012 com o jogo Polônia x Grécia no Estádio Nacional de Varsóvia, os olhos do mundo estarão voltados para a principal competição entre seleções no mundo, depois claro da Copa do Mundo. E já poderemos visualizar as primeiras tendências para o Mundial de 2014, que será no Brasil.

Nenhum comentário: