quarta-feira, 19 de agosto de 2009

2010 é logo ali !!

Falta mais de um ano ainda para as eleições presidenciais do ano que vem. Mas parece que o pleito já é semana que vem. As principais notícias da política já giram em torno das farpas entre os possíveis candidatos. Somente hoje, ao abrir o jornal já me deparei com três informações que tem como carro-chefe a eleição do próximo ano.

A principal delas diz respeito à guerra de farpas entre governo e oposição, já de olho no voto do próximo ano. Após a baixaria das últimas semanas, em que Collor, Renan Calheiros e Pedro Simon foram protagonistas de uma cena deplorável, desta vez os "elegantes" Serra e Mercadante partiram para o enfrentamento. Tudo porque Tasso Jereissati (ele de novo) acusou Dilma de ter falsificado seu currículo, adicionando informações mentirosas. Para defender a colega, Mercadante disse que Serra também havia utilizado o mesmo expediente. No que o governador de São Paulo respondeu dizendo que Mercadante era um mitômano (que quer dizer mentiroso constante). Tudo com um intuito muito claro: antecipar o debate eleitoral.



Mais escrachado ainda aconteceu no âmbito regional. Foi na Baixada Fluminense, ontem, durante visita do presidente Lula às obras do PAC, em Nova Iguaçu. Sérgio Cabral e Lindberg Farias, virtuais candidatos ao governo do Rio, ficaram bajulando o chefe do executivo nacional, como modelos em início de carreira que buscam a primeira chance numa grande agência. Lindberg ainda cometeu a indelicadeza de sentar-se ao lado do presidente, tão logo o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, deixou sua cadeira para discursar. E Cabral passou a solenidade toda dando indiretas no concorrente. Detalhe: ambos foram vaiados pelos presentes, e Lula tentou minimizar.

Cabral, Lula e Lindberg. Clima de constrangimento em Nova Iguaçu.

Por fim, a também virtual candidata, Marina Silva, comunicou oficialmente seu desligamento do PT, com o claro intuito de concorrer à presidência por outra legenda (deve ser o PV), afinal o PT só tem olhos para Dilma.

Marina, agora ex-petista: Estudando proposta do PV.

Além de Marina e Dilma, são potenciais candidatos Serra e Aécio Neves (o bicho vai pegar no PSDB) e Ciro Gomes. Oficialmente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só libera a propaganda partidária a partir de junho de 2010. Mas quem disse que os políticos vão esperar até lá? 2010 já começou...

Nenhum comentário: