terça-feira, 11 de agosto de 2009

A Guerra se acirra

Desde que foi flagrado, em 1995, chutando uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, o bispo Edir Macedo, dono da Record vem travando uma guerra com um inimigo particular e poderoso: a Rede Globo. Na época, a emissora carioca bateu forte no empresário (fundador da Igreja Universal) divulgando amplamente não somente as imagens da "agressão" à santa, mas também os ensinamentos de Macedo a um outro bispo de como fazer para arrancar dinheiro de fiéis.

Desde então a Record ascendeu do mísero quinto lugar no ranking de audiência (atrás de nomes como Band, SBT e RedeTV) para o segundo posto, com forte ameaça ao poderio global. Tanto que a emissora paulista vem, vez ou outra, derrotando a Globo em algumas faixas de horário. No último domingo (09/08) o reallity show, "A Fazenda" derrotou o reallity global, "No Limite", por 21 pontos a 13, enquanto os dois estiveram no ar, ao mesmo tempo, das 23h10 às 00h15.

A estratégia usada pela Record para vencer a guerra é bem simples. Adotar o "padrão Globo de qualidade". A cópia salta aos olhos pela semelhança. De novelas a programas jornalísticos, a Record copia os programas da Globo. E não é só a programação. As principais estrelas da emissora de Macedo são ex-globais. Até um "Projac" a Record criou. O Recnov, como é chamado, fica no bairro de Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e foi comprado do humorista Renato Aragão.
Capa de Veja no ano de 2007, já demontrava a batalha entre Globo e Record.

Além da audiência, a Record já tirou da Globo a exclusividade das transmissões das Olimpíadas de 2012, em Londres, e vem incessantemente tentando comprar os direitos do Campeonato Brasileiro da CBF (dizem que financeiramente as propostas da Record foram melhores) e até a Fórmula 1, tradicionalmente transmitida pela Globo, a patota de Macedo vem tentando tirar do domínio da família Marinho.

A resposta da Globo vem por intermédio de seus poderosos veículos de jornalismo. Hoje, o jornal O Globo veiculou reportagem de página inteira, onde acusa Edir Macedo de lavagem de dinheiro e de usar empresas fantasmas na compra de emissoras de TV, afim de aumentar a rede de afiliadas da Record. E mais: promete para hoje à noite, no JN, uma reportagem ainda mais completa sobre o caso.

Globo e Record travam há pelo menos 5 anos uma guerra pela audiência na Tv brasileira. Desde que a emissora paulista garantiu o segundo lugar. É uma batalha que envolve muito mais que a primeira posição no ranking, dominado pela Globo desde sua fundação, em 1965. Envolve dinheiro, muito dinheiro. Não há mocinhos nesta trama. Há um jogo de influências na luta pelo poder. E pelo poder, vale tudo!

3 comentários:

Débora Bravo disse...

Quem sai ganhando são os telespectadores! Com a disputa pelo poder as duas emissoras vão priorizar a qualidade. Assim, o público sai ganhando com melhores produções. A Globo agora não é mais a favorita tem com quem disputar. O que faz com que a emissora tenha que se esforçar para garantir sempre uma melhor programação do que a da Record. Acabou o imperialismo da Globo que dura mais de 40 anos.

Guilherme Ayupp disse...

Será Debora ??

Unknown disse...

A Record nunca vai ter o padrão d qualidade que a Tv Globo tem a muitos anos.