terça-feira, 18 de agosto de 2009

O melancólico futebol carioca

Terminado o primeiro turno do Brasileirão uma triste constatação pode ser feita: o futebol do Rio de Janeiro teve o seu pior desempenho na era do Brasileiro de pontos corridos, vigente desde 2003. Fosse um clube, o futebol do Rio, ocuparia apenas a 16ª posição na tabela. Ou seja, estaria na briga contra o rebaixamento.

Como estão dois de seus três clubes que disputam a divisão principal (o Vasco está na Série B). O Botafogo ocupa a 15ª colocação na tabela, com 20 pontos, a apenas 2 da zona da degola. A situação do Flu é a mais caótica: vice-lanterna, com apenas 15 pontos, o tricolor necessita vencer 10 dos próximos 19 jogos que tem a disputar se quiser escapar da queda. Tem de obter mais de 50% de aproveitamento destes jogos. No momento o aproveitamento do Flu é de apenas 26%. Isto é, o time de Renato gaúcho precisa dobrar seu desempenho. Dobrar !!

Situação mais tranquila vive o Flamengo, se formos considerar a luta pela permanência na Série A. O rubro-negro é o 10º colocado. Pior posição desde 2006. Nos últimos dois anos o Fla brigou por vaga no G4. esse ano, no momento, está a 6 pontos desta região. Ainda é possível chegar lá. Mas falta elenco e desempenho para tanto.

A verdade é que o modelo de pontos corridos é um tiro no pé dos clubes cariocas. Por Quê? Ora, porque tal modelo de competição exige planejamento, estrutura, visão mercadológica, etc. Tudo que os clubes cariocas não tem. Qual clube do Rio possui um Centro de Treinamento? Nenhum. Apenas o Vasco possui um estádio próprio. Estádio esse que não comporta mais o tamanho de sua torcida. O Engenhão está "alugado" para o Botafogo. Mas a propriedade é da Prefeitura do Rio. A dupla Fla Flu utiliza o Maracanã, que é do Governo do Rio.

Desde 2003, o Brasileiro já teve 267 rodadas, contando as 19 desta edição. Desde então os clubes do Rio estiveram em 27 vezes na liderança. Isso representa 10% do total. É muito pouco para um futebol tradicional como o carioca. Apesar de ter demonstrado uma pequena reação em 2007 (quando o Botafogo liderou o campeonato por 11 rodadas e no final o Flamengo chegopu à Libertadores ao terminar na 3ª posição) e em 2008 (quando o Fla liderou por 10 rodadas, mas acabou fora do G4 no final). Este ano em nenhum momento tivemos um clube do Rio sequer no G4. O mais perto disso foi a 6ª posição do Fla a algumas rodadas atrás.

O torcedor carioca merece muito mais do que os seus clubes apresentam em campo. Tradicionalmente conhecido por comparecer nos jogos, o público do Rio vem amargando, nos últimos anos, campanhas pífias de seus quatro clubes. O último título brasileiro de um clube da cidade foi há 9 anos: a conquista da Copa JH pelo Vasco, em 2000. De lá pra cá, O Botafogo (em 2002) e o Vasco (em 2008) foram rebaixados. Além disso, a dupla Fla Flu já brigou insistentemente contra a queda ao longo deste tempo.

Repito a tese. Enquanto os clubes do Rio não se profissionalizarem, não investirem em estrutura, não colocarem a questão técnica acima da política, irão envergonhar a sua torcida. É uma pena, pois dos 20 maiores públicos da história do Campeonato Brasileiro, nada menos que 15 desses públicos foram no Maracanã. O torcedor carioca merece mais. Muito mais!

Nenhum comentário: