segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O lado bom da Internet

Há pouco mais de dez anos a internet faz parte da vida dos brasileiros. Apesar de pouco mais que 10% da população (segundo pesquisas) ter acesso, em casa, à rede mundial de computadores, o crescimento desenfreado das lan-houses pode aumentar consideravelmente esse percentual de acessibilidade. Criada para estreitar os laços entre a população mundial, a internet se transformou no maior fenômeno comunicacional da história da humanidade.

Por ser um veículo extremamente livre e acessível (por isso o sucesso em tão rápido tempo) a internet tem um lado ruim: a má fé e a criminalidade encontram nela o seu maior meio de propagação. Hackers, pedófilos, traficantes (de drogas e até de gente), golpes financeiros. Há um sem número de hipóteses que explicam a vulnerabilidade da segurança individual na internet.

Mas eu defendo a tese de que o lado bom supera, neste caso, os percalços. Afinal, falta de caráter e má fé é uma questão social e não tecnológica e comunicacional. Na minha visão a principal virtude da internet reside no fato da aproximação entre as pessoas. Aproximação que desconhece limites de distância. Hoje em dia podemos nos comunicar com quem quer que seja a milhares de quilômetros de distância.

Fenômeno dentre os internautas brasileiros, o site de relacionamentos Orkut criou uma rede de contatos ilimitada, seja ela textual, visual ou auditiva. Não há limites para a comunicação entre seus usuários.




















Neste sentido, a iniciativa de uma pessoa anônima chama a atenção pela proposta de unir (através de fotos antigas) o passado e o presente, e o sucesso veio na mesma velocidade com que é possível postar fotos no Orkut.

A proposta citada acima é bem simples: criou-se um perfil no site, sob o codinome Ubaense Ausente, com o objetivo único de relembrar o passado da cidade de Ubá (cidade do interior de MG com pouco menos que 100 mil habitantes, localizada a 300 km da capital, Belo Horizonte). A cada dia novas fotos são adicionadas e os usuários natos de Ubá (dentre eles, este blogueiro) passam a aguardar ansiosamente pela postagem de novas fotos. A aproximação chegou ao ponto de juntar as pessoas em torno de um encontro anual (denominado "Ubaense Ausente") que já vai para sua segunda edição, no próximo mês de setembro.

Como já citei, a pessoa (ou o grupo de pessoas) que teve (ou tiveram) a ideia não se identificou. O indivíduo que tem uma foto e deseja vê-la publicada no orkut deve enviar por recado para o perfil de Ubaense Ausente e a foto é publicada. E a cada nova postagem uma chuva de comentários entusiasmados e emocionados surgem rapidamente. Logicamente, a maioria parte de pessoas mais velhas, que naturalmente viveram e se lembram com nostalgia do exato momento da foto.

A cada nova foto postada vários comentários surgem rapidamente.


É assim, resgatando o passado e aproveitando a tecnologia para aproximar as pessoas que a internet pode (e deve) ser utilizada. Afinal, é preservando o passado que entendemos melhor o presente, e planejamos, sem traumas, o futuro.

Um comentário:

Pedro Moreira disse...

Genial essa comunidade!! Acho que vou fundar a "Mendense Ausente"!! Se bem que... não sei se sobrou alguém lá pra comentar, rsrsrr!
Gui, seu blog tá cada dia melhor, eu to meio sem ânimo de ficar atualizando, faltam-me idéias... Abraço!!