segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Fontes Virtuais

No jargão jornalístico dizemos que fonte são pessoas, instituições, etc; que prestam as informações a serem exploradas em matérias, reportagens, e outros mecanismos de divulgação de determinado assunto ou ideia. Dentro deste aspecto, as fontes oficiais são aquelas que respondem por determinadas instituições ou grupo maior de pessoas. Como os assessores de imprensa, ou diretores de uma determinada empresa, por exemplo. Temos também as fontes oficiosas, que fazem parte da estrutura da informação, mas não necessariamente são oficialmente representantes dos referidos acima. Podem ser secretárias, assessores de diretores, etc.

Com a modernização da internet, criou-se um canal virtual de comunicação, onde emails, twitters, orkuts, blogs e afins, são consideradas fontes oficiais ou oficiosas para se obter informações. É preciso, claro, ter muito cuidado com os chamados "fakes", que são perfis falsos criados por pessoas mal intencionadas e que divulgam informações inverídicas sobre de terminado assunto. Os "fakes" atingem, principalmente, as figuras conhecidas, como artistas, jornalistas, jogadores e treinadores de futebol, e os demais integrantes do show bizz.

O Twitter de Mano Menezes: 823.518 seguidores


A verdade é que, hoje em dia, é uma realidade a comunicação virtual e representa um passo atrás ignorá-la. Os céticos defendem a tese de que perdendo-se o contato face a face com a fonte a qualidade da informação fica prejudicada, pois é vendo a reação do entrevistado que se tem a exata noção do que ele realmente está querendo passar. Mas por outro lado, desde a criação das assessorias de imprensa e das entrevistas coletivas que este contato direto vem se perdendo. A não ser no caso de uma entrevista exclusiva, o que é muito raro nos dias de hoje.

Percebendo este momento, as maiores empresas e personalidades, criaram blogs e twitters para estabelecer mais um canal de comunicação com a sociedade. Para ficar em alguns exemplos de maior sucesso: o treinador do Corinthians, Mano Menezes, criou um perfil no twitter, onde divulga todas as informações a cerca de treinos, viagens e concentrações do clube. Virou fonte oficial para a imprensa, e é o tweet mais seguido do Brasil. A maior empresa do Brasil, a Petrobrás, criou um blog onde divulga respostas solicitadas por jornalistas de todo o país.

Fatos e Dados, o blog da Petrobrás: canal direto com jornalistas.

E a onda chegou ao Palácio do Planalto. A competente equipe de comunicação da SECOM, Secretaria de Comunicação Social da Presidência, resolveu também criar um blog, onde o presidente Lula informa realizações e projetos do governo federal. O blog foi inspirado no endereço que o presidente americano, Barack Obama, criou para interagir com seus eleitores, antes do pleito do ano passado.

A relação jornalista x fonte ganha mais um meio de se propagar. Sabendo usar, é claro que todos tem a ganhar. O jornalista ganha tempo, tão raro nos dias de hoje, e pode confiar na informação (desde que não caia em fakes) e a fonte ganha privacidade, pois também não precisa ficar se expondo ao dar uma informação, pois atualmente, são muitos os ávidos por notícias. A sociedade ganha, pois qualquer um pode ajudar no fluxo da comunicação, ferramenta primordial para a consolidação de uma sociedade democrática.

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