quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A noite consagradora da grande dama do samba

Uma noite histórica! Assim pode ser definida a apresentação de Dona Ivonne Lara, a dama do samba, no Canecão. No auge de seus 86 anos de idade, e mais de 40 de carreira, finalmente a rainha do Império Serrano gravou seu primeiro DVD.

A casa de espetáculos situada no bairro de Botafogo, estava absolutamente lotada. Quando eram 20h46 a banda atacou e Dona Ivonne, deslumbrante, começou entoando o lendário samba "Tiê". Como todo DVD tributo que se preze o evento contou com a participação de nomes de peso da MPB. A começar pela presença dos baianos Caetano Veloso (que cantou o samba "Força da Imaginação", co-autoria sua e de Ivonne Lara) e Gilberto Gil (que acompanhou a dama em "Samba de Roda para Salvador"). Os bons baianos cantaram juntos também o clássico "Alguém me avisou", eternizado nas vozes de Gal Costa e Maria Bethânia, e que foi composto pela homenageada da noite.

Jorge Aragão, grande parceiro em composições da Ivonne Lara, também participou. Os dois cantaram "Enredo do meu samba", composição sua e da imperiana. Um dos grandes momentos do show foi a presença dos partideiros Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz. Para não perder o costume eles improvisaram versos em suas participações. Arlindo ainda cantou o samba "Canto da Rainha" de autoria sua e do parceiro Sombrinha, onde enaltece a figura de Dona Ivonne.


A cantora que mais gravou músicas de Ivonne, Beth Carvalho, não podia faltar. As duas cantaram o clássico "Sonho Meu", e emocionaram a plateia do Canecão. Mas sem dúvida o grande momento da noite foi guardado para final. A entrada apoteótica da Velha Guarda do Império Serrano, para cantar "Os cincos bailes da história do Rio", antológico samba-enredo (composto por ela e Silas de oliveira), foi inesquecível. A plateia foi ao delírio e cantou junto com os baluartes.

Plateia, aliás. que estava recheada de nomes ilustres, como Sérgio Cabral (o pai), Wilson Moreira, Dudu Nobre, Teresa Cristina, Júnior (ex-craque do Flamengo), Fabiana Carla (atriz do Zorra Total), dentre outros.

Ivonne foi aplaudida de pé ao fim do espetáculo. Uma noite de gala, como uma grande dama merece.

Nenhum comentário: