sábado, 24 de julho de 2010

Competência premiada!

Ao fim da Copa de 2006, com a frustração de uma eliminação muito precoce, o presidente da CBF decidiu que deveria haver uma mudança total de postura na seleção e convidou um sujeito sem qualquer experiência ou preparo para comandar o Brasil nos quatro anos que se seguiram. Dunga não conseguiu trazer o hexa. Agora em 2010, novamente o Brasil deixou a Copa antes do previsto. E desta vez o novo técnico da seleção é um cidadão da maior competência e experiência dentro do futebol. Seu nome é Mano Menezes. Escolha justa e mostra que a competência pode ser premiada.

A CBF convidou primeiramente para assumir a seleção Muricy Ramalho, que para mim é o melhor treinador do país, e nada mais justo que fosse lembrado primeiro. Mas Muricy recusou a chance de comandar a seleção brasileira. Talvez nunca vez tenha uma nova chance. Mano não tem nada com isso e, como segunda opção, entendeu que seria sua única chance de comandar o seu país numa Copa do Mundo, que será disputada aqui em 2014.

Mano Menezes conhece muito de futebol. Ganhou notoriedade nacional ao conduzir o Grêmio de volta à primeira divisão no ano de 2005. Em 2006, quando muito poucos acreditavam, ele levou o clube gaúcho à 3ª colocação, o que garantiu uma vaga na Libertadores no ano seguinte. Competição que chegou à final, com uma equipe inferior à maioria dos concorrentes, e perdeu do Boca Juniors, que possuía um time muito superior.




Após a boa passagem pelo Grêmio, Mano assumiu o Corinthians, clube da segunda maior torcida do país, que estava esfacelado por um rebaixamento e novamente fez uma campanha impecável, conduzindo o Timão de volta à primeira divisão sofrendo apenas três derrotas, uma marca que jamais algum clube havia conseguido. Ano passado Mano venceu com o Corinthians o Paulistão e a Copa do Brasil, o que garantiu sua participação na Libertadores neste ano de centenário do Corinthians. A busca pelo inédito título foi frustrada pelo Flamengo, clube que eliminou o Corinthians.

Ao contrário de Dunga, treinador que deixou a seleção, Mano Menezes fez carreira no futebol começando de baixo para cima, como deve ser. Seu início foi no Internacional, em 2001, quando comandou o time de juniores do clube. Logo no ano seguinte, pelo Guarani-RS, venceu o SuperCampeonato Gaúcho. Em 2004, pelo modesto XV de Campo Bom-RS, alcançou as semifinais da Copa do Brasil deixando pelo caminho o Vasco da Gama. Desconhecido, assumiu o Grêmio em 2005 e já consagrado foi contratado pelo Corinthians no fim de 2007.

Mano Menezes tem 48 anos de idade e assim como Dunga também é gaúcho. Nascido em Passo do Sobrado, na região central do estado. Mas as semelhanças com o antecessor param por aí. Mano tem formação acadêmica como professor de Educação Física e Administrador de Empresas. É o nome correto para assumir a seleção e comandar um processo de renovação com serenidade e equilíbrio. Teremos coletivas com outro nível cultural e de educação. Que Mano tenha sorte e sucesso no comando da seleção, o maior desafio de sua carreira. Merecidamente!

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Não sei se Mano Menezes chega até a Copa em 2014. Acho que ele será tampão.
Eu queria o Muricy na seleção, mas o Fluminense não liberou.
Concordo quando vc diz que talvez esta seria a única chance de Muricy na seleção, mas Mano não tem nada a ver com isso e aceitou o convite de imediato.
Mano Menezes tem bons resultados. Isso é indiscutivel, mas não não era o meu nome ideal.