sexta-feira, 2 de julho de 2010

Descontrole Castigado!

Holanda 2x1 Brasil, Port Elizabet - Nelson Mandela Bay:

A eliminação do Brasil de mais uma Copa de maneira precoce foi emblemática, sob alguns aspectos. O primeiro deles foi a falta de equilíbrio emocinal que os jogadores brasileiros demonstraram ao longo de toda Copa, em especial na derrota de 2 a 1 para a Holanda. Tal falta de controle, para mim, tem uma explicação muito simples: a ira imprimida por este cucro travestido de treinador chamado Dunga. Ele colocou tanto ódio sobre os ombros dos atletas, que eles acreditavam ser a Copa uma guerra e não apenas uma competição esportiva, como deveria ser.

Outro aspecto interessante de se pesar é aquilo que todo mundo que entende um pouquinho de futebol já esperava. Sim, o Brasil tem um bom time, independente da derrota. Mas o Brasil não teve nesta Copa um grupo de jogadores, um elenco capaz de mudar o panorama de uma partida adversa. Não havia substitos para Kaká, para Elano, para Luís Fabiano. E mais do que isso, Dunga levou jogadores reservas com as mesmas características de seus titulares, o que prova sia total falta de competência na condução de um time de futebol.

Nosso treibador pregou ao longo de três abos e meio, quase que como um mantra insuportável e chato, que para se vencer na Copa era preciso coerência, comprometimento, paixão pela seleção. Colocou tudo isso acima do talento, que em nenhum momento esta seleção apresentou. Tal tese foi sendo engolida por todo mundo porquê mal ou bem o treinador conseguiu os resultados mínimos esperados: conquista da Copa América, da Copa das Confederações e classificação tranquila nas Eliminatórias. Mas no final do trabalho, Dunga apenas conseguiu o mesmo que Parreira e saiu no mesmo momento: nas quartas de final da Copa.


Dunga na coletiva. Seu destempero passou aos jogadores.

Dunga errou na condução do time. Dunga errou ao colocar sobre os jogadores o peso de uma batalha que era só dele. A sua eterna luta contra a imprensa, foiu jogo a jogo minando sua serenidade e seu poder de convencimento sobre os atletas. A cada vitória ou derrota, Dunga atacava e culpava a imprensa pelos resultados. Infelizmente a mídia só fazia cumprir com o seu papel: dizia que esta seleção podia vencer, podia golear em alguns momentos, mas estava muito longe de encantar, apesar da eficiência.

O nosso treinador resolveu eleger Felipe Mello o grande guerreiro desta equipe. Era como se ele fosse o "Dunga em campo", com sua virilidade e truculência que o gaúcho sempre teve ao entrar em campo pela seleção. Mas Felipe se desequilibrou e a atuação diante da Holanda foi catedrática no aspecto emocional. Uma entrada desleal e criminosa, como Dunga gostava de fazer quando jogava, origibou uma expulsão e praticamente tirou o Brasil da Copa.

Encerra-se mais uma Era Dunga. Esperou que tenha sido a última. Um sujeito despreparado, descontrolado e sem a menor competência ou experiência para assumir um cargo da tamanha importância de treinar uma seleção brasileira. Dunga errou, e seus erros foram determinantes na nossa derrota. Ele não foi o único, é justo que diga-se, mas como ele mesmo disse na coletiva após o jogo "a responsabildade maior, como comandante, é minha". Pelo menos reconhece sua total inoperância. O Brasil pagou.

2 comentários:

José Renato Oliveira disse...

Era previsto nossa eliminação neste mundial. Ainda bem que foi agora, pois se ganhássemos da Holanda, passaríamos por Uruguai ou Gana e chegaríamos a final contra uma outra equipe de melhor qualidade técnica. Perderíamos a final.

Se analisarmos essa copa, pegamos inúmeras barangas: Coréia do Norte, Costa do Marfim, Portugal e Chile. Quando pegamos uma seleção de melhor qualidade, caímos.

Dunga convocou vários jogadores de potencial técnico duvidoso para uma seleção brasileira. Tínhamos um Kaká visivelmente fora de forma física e emocional, pois o que eu vi em campo hoje foi lamentável.

Até 2014, e com muito responsabilidade pois será por aqui na nossa terrinha.

Maurício Motta... disse...

Dunga é safado. Felipe Melo é ridiculo. O que vc esperava?
A Era Felipe Melo acabou da pior maneira possivel. Podia ser diferente? Para quem lê o Blog Futebol em Foco, nenhuma novidade.
Abraços