quarta-feira, 30 de junho de 2010

A Copa da Alegria - Quartas de Final

Os dias vão passando, os jogos vão acontecendo, os grandes vão passando e os pequenos vão indo embora. A Copa chega nos seus momentos de decisão e como diz o velho ditado popular, "é onde o filho chora e a mãe não vê". Agora as oito equipes que merecidamente estão entre as maiores do mundo vão se digladiar na luta por vagas nas semifinais em jogos espetaculares. Aqui no Futebol e Samba eu acertei 6 dos oito classificados das oitavas. Paraguai e Gana me surpreenderam e podem ser considerados os "intrusos" desta festa. Vamos a meus prognósticos para as quartas, que serão mais difíceis de acertar:

Holanda x Brasil, 02/07, 11h: Certamente será um dos grandes duelos da Copa. E uma disputa conceitual de futebol. Quem vai vencer? O ataque da Holanda com os rápidos Sneijder e Robben ou a defesa sólida do Brasil, com Lúcio, Juan e Maicon? Brasil e Holanda já se enfrentaram 3 vezes em Copas do Mundo, com uma vitória brasileira (1994), um empate (1998, com o Brasil triunfando nos penaltis) e uma vitória da Holanda (1974). Eu venho dizendo que acho o time brasileiro melhor, mas a Holanda tem alguns talentos individuais em melhor momento. Qualquer fator pode ser decisivo, e tomando por base a maior eficiência brasileira e uma certa fragilidade dos holandeses na defesa, acho que dá Brasil.
Favorito: Brasil

Uruguai x Gana, 02/07, 15h30: O Uruguai não chegava às quastas de final de uma Copa desde 1970. Gana jamais havia chegado e se vencer será o primeiro país da África a atingir a semifinal de uma Copa. Será um jogo interessante e o vencedor certamente estará fazendo história. Acredito que pela força e tradição o Uruguai esteja com uma pequena vantagem neste duelo. O time de Gana não fez uma primeira fase muito boa e na minha opinião foi pior que os EUA no jogo das oitavas. Os africanos já igualaram as campanhas de Camarões em 90 e Senegal em 2002. Já foram longe demais.
Favorito: Uruguai

Argentina x Alemanha, 03/07, 11h: Assim como Brasil e Holanda, este será outro jogaço! A Argentina dita por muitos como a melhor seleção da Copa enfrentará pela primeira vez um ataque que realmente teste sua frágil defesa. A Alemanha, para mim a real grande seleção deste Mundial, defrontará os geniais atacantes argentinos e terá também o grande teste de seu sistema de contra-ataques tão fulminante nesta Copa. Um jogo onde absolutamente qualquer um que chegue às semifinais terá sido por mérito. Alemães e argentinos já se enfrentaram 5 vezes em Mundiais (duas por fases de grupos em 1958 e 1966) e em três mata-matas: na final de 1986 deu Argentina. Quatro anos depois, tembém na final, deu Alemanha. E na última Copa pelas quartas de final, os alemães passaram nos pênaltis em casa.
Favorito: Alemanha

Paraguai x Espanha, 03/07, 15h30: O confronto mais desequilibrado das quartas. O Paraguai já cumpriu com seu papel ao chegar pela primeira vez entre os oito melhores de uma Copa. A Espanha sempre esteve cotada entre as maiores forças do Mundial antes de seu início e deve confirmar esta expectativa neste duelo. É bem verdade que os espanhois jamais passaram da fase de quartas de final na história das Copas, exceto em 1950 quando o sistema de disputa era outro e eles terminaram entre os quatro primeiros. Por isso, têm tudo para realizarem a maior campanha da história do país. O problema virá na sequência.
Favorito: Espanha

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Não vou torcer contra o Brasil e nem secar, mas acho que a Holanda tem mais time. O Uruguai deve passar por Gana e voltará a uma semifinal de Copa depois de 40 anos.
Acho que o jogo da Espanha é o mais tranquilo e os espanhíos avançam. Agora Argentina e Alemanha é jogão de bola. Devido a fragilidade da defesa argentina, acho que a Alemanha tem um leve favoritismo, mas torcerei muito para a seleção de Messi, o melhor do mundo e que precisa desencanter logo nesta Copa.
Abraços