sábado, 26 de junho de 2010

A Copa da Alegria - Oitavas de Final

Após 15 dias de disputas e mais de com gols marcados chegamos na fase que para muitos pe a que realmente importa na Copa do Mundo. Pela primeira vez sem os finalistas de uma Copa anterior (França e Itália) as oitavas de final deste Mundial conta com algumas gratas surpresas, como os asiátiscos Coreia e Japão, menos europeus que o esperado, um aproveotamento de 100% dos times latino-americanos e dois clássicos de arrepiar já neste momento. Vamos às minhas impressões dos confrontos:

Uruguai x Coreia do Sul, 26/06, 11h: Duas equipes que fizeram uma boa primeira fase com um futebol sempre ofensivo. Pela tradição e pelo elenco que tem, acredito que o Uruguai é o favorito para este confronto, mas a força dos coreanos não pode ser despresada, já que no grupo da Argentina perderam apenas para os hermanos. Os uruguaios terminaram invictos na primeira fase, appós empatarem com a França e vencerem a África do Sul e o México.
Favorito: Uruguai

EUA x Gana, 26/06, 15h30: Um duelo interessante e não esperado. Quando muitos bancaram que a Inglaterra seria a primeira no Grupo C e defrontaria o segundo colocado do Grupo D, que para mim seria a Sérvia, americanos e ganeses se enfrentam novamente em um jogo difícil de apontar um favorito. Os EUA têm um time melhor, mas não fizerem apresentações tão boas na primeira fase. Ganeses surpreenderam e chegaram à última do grupo à frente da Alemanha. EUA e Gana se enfrentaram num Mundial de 2006, pela primeira fase e os africanos venceram por 1 a 0.
Favorito: EUA

Alemanha x Inglaterra, 27/06, 11h: Jogo de arrepiar. Clássico que já foi final de Copa (a Inglaterra venceu em 1966) e também semifinal (a Alemanha passou nos pênaltis em 1990). Partida com cara de penaltis e na minha visão sem um favoritismo muito claro para alguma equipe. A Inglaterra chegou mais badalada que a Alemanha no Mundial, mas dentro de campo os alemães surpreeenderem com um futebol melhor e os ingleses penaram para passar de fase. Jogo imperdível.
Favorito: Alemanha

Argentina x México, 27/06, 15h30: Reedição das oitavas de 2006, quando argentinos e mexicanos se encontraram na Alemanha. Se passarem e a Alemanha também , os argentinos também os reencotrarão nas quartas de final, à exemplo do que aconteceu quatro anos atrás. Não dá para apontar outra coisa, senão a do que a classificação argentina, apesar de ser um jogo dificil de duas escolas semelhantes. Em 2006, a Argentina só conseguiu passar depois da prorrogação. Será um duelo interessante.
Favorito: Argentina

Holanda x Eslováquia, 27/06, 11h: Este é o confronto mais desequilibrado das oitavas de final. Ninguém é capaz de apontar que a Eslováquia será capaz de fazer história novamente. Esperando pelos italianos, os holandeses comemoraram a queda da Eslováquia em seu colo. Neste duelo entre europeus a Holanda é franca favorita e apenas um milagre pode tirá-los das quartas de final da Copa. A Eslováquia já deve estar satisfeita por ter vencido e eliminado a poderosa Itália.
Favorito: Holanda

Brasil x Chile, 27/06, 15h30: Mais uma reedição de oitavas de final de um Copa. Em 1998, na França, Brasil e Chile se enfrentaram e o Brasil passou fácil: 4 a 1. Desta vez o Chile, apesar de não contar mais com Marcelo Salas e Iván Zamorano, tem uma equipe superior mas não deve ser páreo de novo para o Brasil. Pelas eliminatórias os brasileiros golearam em Santiago e em Salvador. O estilo de jogo do Chile é fatal para enfrentar o Brasil e seus contra-ataques quase mortais.
Favorito: Brasil

Paraguai x Japão, 28/06, 11h: Este será outro confronto interessante. A grande surpresa da primara fase (o Japão) encara um tambpém surpreendente time paraguaio que acabou líder de uma chave que tinha a Itália. Os japoneses esqueceram a escola asiática e jogaram muito mais como brasileiros e latinos, com direito a sambinha na comemoração. O Paraguai de 2010 é muito mais forte no ataque que na defesa, diferentemente de outrora. Jogo de muitos gols?
Favorito: Japão

Espanha x Portugal, 28/06, 15h30: Mais um grande jogo das oitavas. Talvez seja o melhor duelo, porque além de clássico europeu, confronta dois times que gostam de atacar e têm característica de fazer muitos gols. Portugal aplicou a maior goleada da Copa até aqui e a Espanha é o time que mais finaliza no Mundial. Promessa de jogo aberto e franco, onde uma das duas seleções irá manter a sina de nadar e morrer na praia. Vale a pena conferir.
Favorito: Espanha

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Meus favoritos são: Uruguai, EUA, Inglaterra, Argentina, Holanda, Brasil, Japão e Espanha.
Abraços