domingo, 20 de junho de 2010

Porquê não te calas?

Após a vitória do Brasil por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim, que garantiu a classificação da seleção para as oitavas da Copa, o treinador Dunga ao invés de enaltecer a vitória e elogiar, por exemplo, a atuação de Luís Fabiano preferiu se dedicar a seu esporte favorito desde que assumiu o cargo: atacar a imprensa e sugerir que os jornalistas brasileiros torcem contra o sucesso do Brasil na Copa.

Mas hoje Dunga ultrapassou os limites da picuinha pessoal contra os jornalistas e demonstrou o quão mal educado e baixo é o treinador da seleção brasileira. Após discordar de uma indagação do colega Alex Escobar, antes de terminar a resposta, interpelou o profissional com ironias que em nada ajudam na compreensão do torcedor da análise do comandante do Brasil sobre a bela vitória frente aos africanos.

Pior que isso. Dunga, ao longo de toda a coletiva no estádio Soccer City, ficou balbuciando palavrões que foram detectados pelo sitema de som da FIFA e foram veiculados por toda a mídia internacional que participavam da entrevista coletiva em Johanesburgo. Chegou a ser constrangedor ver o treinador da seleção brasileira atuar como um cidadão completamente descontrolado e xingando como se fosse um moleque de rua contrariado por algma ordem superior.


Dunga, como diria o rei Juan Carlos, "porquê não se cala?"

Dunga deixa a entender sempre que não tem o menor preparo para ocupar um cargo da envergadura que ocupa. Uma cadeira que já teve Parreira, Felipão e Zagallo, agora tem um cidadão sem a menor educação naquele lugar. Se os nomes que citei estavam muito longe de ter uma relação amorosa com a imprensa, pelo menos havia respeito mútuo e jamais eles desceram de sua autoridade para propagar impropérios da altura que Dunga fez, faz e certamente continuará fazendo.

O nosso treinador não se conforma com o papel que a imprensa pode e deve desempenhar. Jornalistas não são torcedores e não tem de noticiar envoltos em uma bandeira verde e amarela, gritando "Vai Brasil". Não, jornalistas tem de informar ao torcedor o que de fato está acontecendo dentro da seleção brasileira. Se a notícia é ruim, paciência, mas ela tem de ser dada. Imprensa não foi feita para torcer, mas para informar. Dunga não entende isso. Ao aceitar assumir um cargo deste tamanho, devia ter sido orientado neste sentido.

Ao atacar desta forma aqueles que tem o dever de informar, Dunga não atinge os jornalistas que o interpelam nas entrevistas coletivas, mas sim os próprios torcedores brasileiros, que a cada dia ficam sem contar com as informações corretas sobre o time que foi à África em busca de nosso sexto título mundial. Se já não era tão querido como jogador, Dunga se transforma no treinador mais antipatizado da história da seleção brasileira, o que faz muitas pessoas até torcerem contra o Brasil, inclusive brasileiros. É pena ver que uma instituição, como é a nossa seleção, seja representada por uma figura tão antipática e mal educada!

4 comentários:

Maurício Motta... disse...

Esse Dunga é safado. Odeia a imprensa, mas ele tem que saber que o cargo que ele ocupa, felizmente, é momentâneo e esta praga logo estará desempregada.
Dunga, vc pode não precisar da imprensa, mas ngm sabe o dia de amanhã. Não se ataca ngm de graça. Isto tudo é porque pegaram no pé dele naa época de jogador, mas Dunga era um jogador MEDÍOCRE. O que ele queria? Ser endeusado?
Depois falam que o mal educado é o Maradona.

Guilherme Ayupp disse...

Meu caro amogo Mauricio, Maradona é igualmente mal educado e sem classe. Tanto qto Dunga! Vc se lembra de sua reação ao fim das eliminatórias?

José Renato Oliveira disse...

Caros colegas.

Está faltando inteligência e bom senso de Dunga no comando de nossa seleção. Ele está conseguindo fazer um bom trabalho, mas essas atitudes com a imprensa é lastimável. Esta bronca dele com os jornalistas, começou desde a "era Dunga" na copa de 1990. Aquele fiasco na Itália com o fraco Sebastião Lazaroni no comando.

Ainda está faltando maturidade nele como técnico. Um exemplo foi aquele final do jogo de ontem, em vez dele tirar logo o Kaká, ficou vociferando contra o o juiz, que nem um torcedor na beira do campo.

HollywooDVD disse...

É uma pena ter uma seleção pentacampeã do Mundo com um treinador desse. Isso tira a vontade de torcer para o Brasil. Mas como disse, nós não podemos pagar por causa do Dunga, então é torcer com paciência. Espero eu não trabalhar ou nunca depender do Dunga.