segunda-feira, 28 de junho de 2010

É agora Dunga!

Brasil 3x0 Chile, Johanesburgo - Ellis Park:

Ao longo de três anos e meio fomos bombardeados por Dunga e sua comissão técinca com os mantras de que era preciso aprender com os erros de 2006 para não cometê-los. Falou-se que jogador pra jogar no Brasil tinha de ter paixão pela camisa amarela, que o comprometimento era mais importante que o talento, que a condição física era tão importante quanto à qualidade técnica. Pois bem, Dunga conseguiu muitos resultados com esta filosofia. Venceu a Copa América e a Copa das Confederações. Terminou em primeiro nas Eliminatórias. Chegou à Copa como favorito e vem seguindo nela com alguma tranquilidade.

Após a convincente vitória diante do Chile por 3 a 0, Dunga se vê diante de seu maior desafio à frente da seleção. O confronto com a Holanda, por si só já é equilibrado e difícil, mas este jogo pelas quartas de final tem um ingrediente a mais para Dunga: assim como em 2006, venceu-se a Copa América e a Copa das Confederações no Pré-Copa. Assim como na Alemanha o Brasil passou por seus adversários sem maiores sustos. Até chegar nesta fase. Como agora, o Brasil era favorito diante da França. Mas perdeu e as mazelas daquela preparação vieram à tona.

O time de Dunga terá de vencer a Holanda para não somente dar um enorme passo rumo ao hexacampeonato, mas para o treinador conseguir superar o Brasil de 2006, tão combatido por ele ao longo de três anos e meio. Se perder, poderá ser tão criticado quanto fora Parreira ao fim daquela Copa. Se vencer, terá dado um passo decisivo para chegar á finalíisima, uma vez que enfrentará Uruguai ou Gana nas semis, adversários sem força pra vencer o Brasil.

O jogo será parelho com toda certeza, porque na minha opinião o time brasileiro é até melhor que o holandês, se considerarmos apenas onze contra onze. Mas a Holanda tem jogadores individualmente em um melhor momento que os atletas brasileiros. Casos de Sneijder e Robben. Se o Brasil tem uma defesa sólida e quase intransponível, a Holanda tem 100% de aproveitamento e uma dupla infernal que vem fazendo um bom Mundial. Dunga terá a chance de mostrar com sua seleção que todo seu discurso estava certo. Ou não ! Essa é a hora!

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

A defesa do Brasil é sensacional, mas a Holanda tem Sneijder eRobben que estão melhores que Kaká e Robinho, mas certamente a zaga do Brasil pode fazer diferença.
Não concordo quando vc diz que o time do Brasil é melhor.
É tão dificil ter que aturar o Dunga vibrando com uma vitória brasileiria. Não torço contra a Seleção, mas vibro se Dunga for eternamente infeliz na carreira.