quarta-feira, 16 de junho de 2010

Constrangedor!

Brasil 2x1 Coreia do Norte, Johanesburgo - Ellis Park:

Esta Copa do Mundo vem servindo para se estabelecer uma nova ordem no futebol mundial. E se a Alemanha outrora representava o futebol força e de resultados, agora ela levanta a bandeira do toque de bola e venceu a Austrália sem cruzar uma bola na área sequer. Por outro lado, o Brasil é o novo estandarte do futebol feio, onde não sofrer gols é mais comemorado que uma bela jogada de efeito. O que se viu no estádio Ellis Park em Johanesburgo foi, no mínimo, constrangedor.

Um primeiro tempo pífio, em uma das piores atuações que eu já vi da seleção brasileira. Das grandes favoritas ao título, foi o Brasil que jogou o pior futebol apesar da vitória de 2 a 1. O velho problema da saída de bola da defesa para o ataque foi flagrante, afinal esta função ainda cabe à Felipe Mello e Elano. Definitivamente não é o melhor meio-campo para se escalar, isso claro se o time de Dunga quiser ser campeão mundial.

É bom lembrar que estávamos diante da Coréia do Norte, a seleção mais mal classificada do ranking da FIFA, dentre todas que disputam a Copa. E frente a este adversário o Brasil passou 45 mintos sem conseguir marcar um gol. Menos mal que ainda pudemos contar com lampejos de talento do Robinho, o melhor jogador em campo ontem. Nasceram de seus pés, as jogadas dos dois gols brasileiros. Pior que escalar um monte de volantes contra a Coreia do Norte, é ver que se perdemos em criatividade, também não estamos tão protegidos assim na defesa, afinal ainda levamos um gol do "poderoso" ataque norte-coreano.


Maicon comemora com Robinho seu gol. Eles foram o lastro de talento do Brasil.

Kaká deixou claro que não está em condições de ser o homem do time nesta Copa. Não por culpa dele, mas porquê ele claramente não tem condições físicas para tanto. E também ele num é do tipo de personalidade que chama responsabilidade nos momentos decisivos. Ele nunca foi assim. Sua saída para a entrada de Nilmar evidenciou o que todos já sabíamos e temíamos: Dunga não tem um plano B para a criação da equipe. Quem vai desempenhar esta função? Júlio Batista, Gilberto, Daniel Alves, Ramires? A sua teimosia em deixar Ganso de fora pode lhe custar muito caro.

Me parece vlaro que Dunga tem de mexer na equipe se quiser chegar ao título. Acredito que ele o fará, colocando Ramires e Daniel Alves no time titular e sacando Felipe Mello e Elano, que apesar do gol não tem qualidade para jogar pelo Brasil. Com estas mudanças, se a equipe não voa, pelo menos não fica tão engessada quanto ficou no primeiro tempo na vitória por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte. A nova ordem mundial tem o Brasil como representante do futebol de resultados, o que não deixa de ser constrangedor!

Nenhum comentário: