quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vai começar a Copa mais alegre da história!

O maior objeto de desejo do futebol mundial.

A 19ª Copa do Mundo da FIFA será marcada por um fator que geralmente não encontramos nestes grandes eventos, tamanha que é a seriedade e os aparatos de segurança que cercam estes momentos. A primeira Copa no continente africano certamente será marcada pela alegria de um povo que durante décadas foi oprimido pela crueldade de um sistema político que colocava em patamares distintos negros e brancos. Sob a batuta de Nelson Mandela, a África do Sul conseguiu e será sede de uma Copa do Mundo, que começa amanhã com o jogo África do Sul x México às 11h.

Os amantes do futebol aguardam pelo início da maior competição do planeta desde que o italiano Fabio Grosso converteu a penalidade máxima que deu o tetra campeonato mundial para a Itália no Mundial da Alemanha, há quatro anos. De lá pra cá os países membros da FIFA, exceção feita à própria África do Sul, tiverem de se digladiar nas Eliminatórias ao redor do mundo para sabermos quem seriam os 32 postulantes ao maior título do futebol mundial: a Taça FIFA.

Os grupos foram sorteados em 04 de dezembro do ano passado e a partir de amanhã enfim a bola vai rolar. O Futebol e Samba faz um exercício de futurologia, apontando quem são as seleções que podem avançar e aquelas que apenas vão ter a honra de participar da primeira Copa na África. Vamos aos grupos então:

Grupo A - África do Sul/México/Uruguai/França:

Este é o grupo mais forte da Copa na minha opinião. Três títulos mundias estão aí dentro, representados por Uruguai e França. Campeões em 98 e atuais vice-campeões mundias, os franceses não têm mais Zidane e contam com um Ribery em baixa, além de seu treinador - Reymon Domenech - ter deixado de fora o atacante Benzemá. Os africanos, como donos da casa, serão difíceis de encarar. Os uruguaios depositam a esperança na eterna tradição, mas possuem jogadores de qualidade e podem beliscar uma vaga nas oitavas. Os mexicanos, além de bons jogadores, têm chegado às oitavas nos últimos quatro mundiais. No grupo mais imprevisível da Copa, eu apostaria nos latinos.

Quem passa: 1º México/2º Uruguai.

Grupo B - Argentina/Nigéria/Coreia do Sul/Grécia:

Depois de encarar dois mundiais com grupos muito fortes, a Argentina não deve ter problemas para superar a primeira fase. Com uma das melhores gerações de sua história, os hermanos têm reais chances de lutar pelo tri. A segunda vaga do grupo deve ficar entre a Grécia, bem distante do time que fora campeão europeu em 2004, e a Coreia do Sul, que fez bons amistosos pré-copa. A Nigéria vive da lembrança do título olímpico de 1996 e não deve passar para as oitavas.

Quem passa: 1º Argentina/2º Grécia.

Grupo C - Inglaterra/EUA/Argélia/Eslovênia:

Há muito tempo os ingleses não chegavam tão fortes em uma Copa. Apesar de colocá-los em um segundo pelotão de favoritismo, acredito que a Inglaterra fique com a primeira vaga deste grupo, apesar de ter perdido nomes importantes antes da Copa, como Beckham e Ferdinand. O grande trunfo deve ser o competente treinador Fábio Capello. Vice-campeões da Copa das Confederações ano passado, os EUA devem garantir-se nas oitavas como segundo do grupo. A euforia de ter eliminado o Egito nas eliminatórias não credencia a Argélia a nada neste mundial. Ao lado dos eslovenos devem ser presas fáceis de Inglaterra e EUA.

Quem passa: 1º Inglaterra/2º EUA.

Grupo D - Alemanha/Austrália/Sérvia/Gana:

Após sediarem o Mundial e perderem a chance do tetra em 2006, os alemães não chegam com a mesma força de quatro anos atrás, apesar de a camisa alemã ter um peso enorme na história das Copas. O grupo não é lá muito difícil e eles devem chegar às oitavas sem sustos. Devem fazer companhia aos alemães os sérvios, que fizeram uma excelente eliminatória, jogando a França para a repescagem. Austrália, e seus jogadores botinudos, e Gana, com seus atletas jovens com cara de velhos, não serão adversários fáceis, mas devem sucumbir à força dos europeus.

Quem passa: 1º Alemanha/2º Sérvia.

Grupo E - Holanda/Dinamarca/Japão/Camarões:

Com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias e um time capaz de tirar do país a sina de sempre morrer na praia. Esta é a Holanda que chega ao Mundial. Um grupo fraco, onde os holandeses devem passear facilmente. E chegam fortes como há muito não chegavam em uma Copa do Mundo. A outra vaga do grupo é um mistério, pois pelos amistos Dinamarca e Japão não oferecem resistência e devem ficar na primeira fase. Com Samuel Et'o, Camarões deve se garantir nas oitavas.

Quem passa: 1º Holanda/2º Camarões.

Grupo F - Itália/Paraguai/Nova Zelândia/Eslováquia:

Os campeõs mundias se deram muito bem no sorteio de dezembro. Exceção feita ao Paraguai, os italianos não devem ter problemas para passar por Nova Zelândia e Eslováquia neste grupo. E os paraguaios, mesmo que percam dos italianos, devem vencer os demais adversários e assim ficar com a segunda vaga. Eslováquia e Nova Zelândia são fortes candidatas. A serem as duas grandes babas do torneio.

Quem passa: 1º Itália/2º Paraguai.

Grupo G - Brasil/Coreia do Norte/Costa do Marfim/Portugal:

Depois de muitos mundias caindo em grupos muito fáceis, o Brasil vai ter de suar bem mais para chegar às oitavas de final em 2010. Exceção feita à Coreia do Norte, os jogos contra Costa do Marfim e Portugal serão muito duros, mas acredito que o Brasil deve ficar com a primeira vaga desta chave. O jogo do dia 15, às 11h, entre Costa do Marfim e Portugal pode selar o destino de ambas nesta Copa. Quem perder pode dar adeus, se considerarmos que o Brasil ficará com a outra vaga. A Coreia do Norte será surrada nos três jogos.

Quem passa: 1º Brasil/2º Portugal.

Grupo H - Espanha/Suíça/Honduras/Chile:

O grupo mais previsível deste Mundial. A Espanha deve passar por cima sem muitos esforços por Suíça, Honduras e Chile. Com uma equipe encantadora, os espanhóis podem acabar com a sina de sempre ficarem pelo caminho. A grande chance, sem dúvida, será este ano na África do Sul. O Chile, com uma equipe alucinada no ataque e muito fraca na defesa deve conseguir a segunda vaga, o que proporcionaria um confronto com o Brasil nas oitavas. A Suíça deve protagonizar alguns 0x0 como na última Copa e Honduras veio para participar da festa e ser goleada impiedosamente pela Espanha.

Quem passa: 1º Espanha/2º Chile.

Com estes prognósticos para a primeira fase, as oitavas de final ficariam com a seguinte configuração:

México x Grécia;
Inglaterra x Sérvia;
Holanda x Paraguai;
Brasil x Chile;
Argentina x Uruguai;
Alemanha x EUA;
Itália x Camarões;
Espanha x Portugal.

Quando chegarmos nas oitavas, durante a Copa, farei um post sobre minhas previsões para o mata-mata e analisarei se meus palpites foram bem feitos ou se foram uma grande furada.

Durante o Mundial a cada dia de competições farei aqui no Futebol e Samba uma análise do que ocorreu a cada dia de Copa, onde nesta primeira fase, exceção feita ao primeiro dia, teremos três jogos por dia, sempre às 08h30, às 11h e às 15h30. Agora é curtir a Copa do Mundo e torcer para que Deus ilumine a cabeça de nossos jogadores e eles possam trazer o hexacampeonato na Copa mais alegre de todos os tempos!

Boa Copa a todos!

Um comentário:

Maurício Motta... disse...

Vou deixar aqui registrado os meus palpites tbm
Grupo A: Uruguai e México
Grupo B: Argentina e Coreia do Sul
Grupo C: Inglaterra e EUA
Grupo D: Alemanha e Sérvia
Grupo E: Holanda e Camarões
Grupo F: Itália e Paraguai
Grupo G: Brasil e Costa do Marfim
Grupo H: Espanha e Chile

Depois a gente compara os palpites. A minha campeã é a espanha
Abraços