segunda-feira, 26 de julho de 2010

Os homens de Mano

Na sua primeira convocação como novo treinador da seleção brasileira deu a entender que a renovação de nosso time já começa desde já, como queria o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Mano Menezes chamou apenas quatro jogadores que estiveram na África do Sul, na última Copa do Mundo. Ramires, Thiago Silva, Robinho e Daniel Alves estão na lista de jogadores que enfrentam os EUA no próximo dia 10 de agosto.

Mano surpreendeu no nome dos goleiros que chamou. A presença de Vítor, do Grêmio, era mais que aguardada e merecida, afinal o mesmo já fez por merecer ter ido para o último Mundial. Mas a presença de Jefferson, do Botafogo e principalmente Renan, do Avaí, não era esperada por quase ninguém. Os dois têm algum potencial, mas acho que são ainda muito crus para defender a camisa amarelinha. Como o jogo vale muito pouco e eles devem ser reservas, o impacto será quase nulo.

Concordei quase que com a totalidade dos laterais que Mano chamou, principalmente na ala esquerda. André Santos, do Fenerbahçe, e Marcelo, do Real Madrid, já tinham totais condições de irem para a África defender o Brasil. Do lado direito, Daniel Alves, do Barcelona, não fez uma boa Copa mas tem muito potencial para tomar conta da posição, já que Maicon não foi chamado. Não sei as reais condições físicas do lateral da Internazionale, mas ele ainda pode jogar pelo Brasil trqanquilamente. A aposta em Rafael, ex-Fluminense e atual jogador Manchester, é uma tiro no escuro.

Os zagueiros chamados por Mano parecem representar a finalização da era "zagueiro-zagueiro", tão difundida por Vanderlei Luxemburgo quando este foi treinador da seleção. Réver, do Atlético-MG, Thiago Silva, do Milan, Henrique, do Racing e David Luiz, do Benfica, possuem, a característica de zagueiros técnicos, firmes na defesa e que sabem jogar, sem perder a força defensiva. Ainda acredito que Juan e Lúcio podem ajudar com sua experiência e qualidade. Basta que queiram.


Mano apresenta-se como novo treinador do Brasil.

Um dos grandes calcanqueres de aquiles do time comandado por Dunga na Copa era a falta de criatividade e versatilidade do meio campo da equipe. Enfim teremos a oportunidade de ver Paulo Henrique Ganso, do Santos, no comando do nosso meio. Hernanes, do São paulo, também já merecia a tempos ser lembrado. Sandro, do Internacional e Lucas, do Liverpool, também dão toque de qualidade a esse meio bastante interessante. Carlos Eduardo, jogador do Hoffeinheim, acho ainda cru pra jogar pelo Brasil, assim como Jucilei. Acredito que eles devam ter sido chamados por Mano já os conhecerem. Não conheço o futebol de Ederson, atleta do Lyon.

Também apoio os nomes que Mano chamou para o ataque. Robinho, assim como fez na Era Dunga, pode ser o comandante do ataque. Neymar, Alexandre Pato e Nilmar possuem a mesma característica e devem brigar por uma vaga ao lado do atacante do Santos. Diego Tardelli pode atuar como homem centralizado, apesar de não jogar assim no Atlético-MG. Eu escalaria Robinho e Tardelli com os demais como opções.

Para uma primeira convocação acredito que Mano acertou e deixou claro que já começou o processo de renovação, apesar de eu acreditar que outros atletas que atuaram na Copa devem retornar ao longo dos próximos quatro anos. Nomes como Júlio César, Juan, Lúcio, Maicon, Kaká e Luís Fabiano ainda têm potencial para vestirem a amarelinha. Começou a Era Mano! Que ele tenha sorte.

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito da convocação do Mano. Acho que tem talento essa seleção e pode jogar bonito e pra frente e com bons defensores.

Sobre o Tardelli, ele não joga centralizado no Atlético porque ele tem que buscar jogada já que Ricardinho não tem mais pernas. Quando Eder Luis era do Galo ele jogava na posição dele e por isso foi o artilheiro do Brasileiro.

Maurício Motta... disse...

Faltou o Phelippe Coutinho. Melhor que o Carlos Eduardo.
Fabio seria melhor opção no gol do que Jefferson. Apesar de achar o arqueiro botafoguense um bom goleiro.
Acho que Wesley e Bruno Cesar também mereciam ser testados, assim como o meia Elias do Corinthians e se Fred não tivesse se machucado no clássico contra o Botafogo, também deveria fazer parte desta relação inicial de Mano.
Gostei muito dos zagueiros que foram chamados e das voltas de Lucas e Hernanes.
Abraços