quarta-feira, 4 de maio de 2011

É Hora do Basta!

O final de semana de decisões estaduais por todo o país não mostrou apenas os duelos emocionantes entre tradicionais rivais. Demonstrou uma tendência alarmante: o futebol se torna cada vez mais peça de intolerância entre os torcedores deste ou daquele clube. Quantos mais precisarão pagar com a própria vida para que alguma providência drástica seja tomada?

As cenas inacreditáveis vistas em Goiás, quando jogadores (sim, atletas profissionais!) de Goiás e Vila Nova se atracaram dentro de campo como legítimos chefes de facções, não podem ficar impunes. Ainda mais porque a falta de desportividade destes cidadãos, transformou o Serra Dourada num campo de guerra, onde torcedores das duas equipes se digladiaram como se seres humanos fossem bichos!

No Rio, como sempre acontece nos confrontos entre Flamengo e Vasco, por toda a cidade e ao longo de todo o dia, torcedores das duas equipes protagonizaram cenas de pancadaria. Em Niterói, mais de 100 pessoas detidas. Em Campo Grande, um torcedor morto. Até quando? Cadê a punição a estes animais que se dizem torcedores?

A intolerância não é vista apenas aqui no Brasil, como muitos gostam de defender! No maior torneio de futebol entre clubes do mundo (a Champions League) não são raras as cenas de violência fora e até dentro de campo. Nos dois duelos entre Barcelona e Real Madrid o brasileiro que joga no Real, Marcelo, foi vítima de racismo tanto da torcida adversária quanto de alguns atletas do clube catalão. Racismo é crime! E a punição tem de ser severa!

No Brasil já existe uma legislação específica para punir quem causa tumultos dentro e fora dos estádios. Mas é preciso que as leis sejam aplicadas de maneira implacável para que estes autênticos bandidos pensem duas vezes anters de sair de casa e atrapalhar o sossego de quem apenas quer se divertir com uma simples partida de futebol. É preciso dar um basta na violência dentro do futebol! É hora de parar de falar e agir! Já!

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Tem que acabar com isso mesmo. Flamengo Vasco sempre foi guerra. Só vândalos e bandidos.
As cenas em Goiânia tbm foram lamentáveis.