sexta-feira, 20 de maio de 2011

Um Brasileirão diferente


A 41ª edição do Campeonato Brasileiro de futebol, que tem início neste sábado (21), vai trazer para o torcedor amante do velho esporte bretão algumas nuances diferentes em relação às últimas edições da competição. A principal delas, como bem lembrou o amigo Edigar Cruz, é o fato de que a maioria dos grandes clubes não estarem ainda garantidos na edição de 2012 da Libertadores. Exceção apenas para Santos (que ainda pode conquistar o torneio continental nesta temporada) e Vasco (que ainda está vivo na Copa do Brasil). Isto vai transformar a competição em uma das mais equilibradas dos pultimos tempos.

Uma outra novidade que eu destaco na edição de 2011 do Campeonato Brasileiro é um antigo pedido daqueles que acreditam na má fé de nossos jogadores, o que não é o meu caso. Clássicos regionais irão encerrar a competição, com partidas nas últimas rodadas do primeiro e segundo turnos. Isto, segundo os defensores das teorias de conspiração, evita que clubes "entreguem" jogos para prejudicar rivais, tese que eu nunca irei concordar, até que me provem o contrário.

Me parece claro, que depois de muitas lamúrias, o sistema de pontos corridos, implantado em 2003, se consolidou e a cada temporada o Brasileiro se torna mais atraente, tanto no aspecto comercial como no técnico. Esta será a a oitava vez consecutiva que a fórmula de disputa está mantida. Um recorde na história do Campeonato Brasileiro.

Um sistema consolidado que ajuda os clubes a entenderem a melhor forma de jogar. Eu coloco esta competição em alguns estágios distintos. Em um primeiro momento, o Brasileiro divide espaço com outras competiçõies, como a Copa do Brasil e a Libertadores. Isso faz com que algumas equipes deixem o torneio um pouco de lado, exceto claro aqueles que já foram eliminados.

Em um segundo estágio, já com estas competiçõies encerradas, os clubes tentam se defender do ataque feroz dos clubes estrangeiros a nossos atletas durante a janela de transferências, que geralmente vai de 01º de junho até 31 de agosto. Quem consegue perder menos jogadores para o mercado internacional chega fortalecido ao próxomo estágio. Aí entra a questão física, pois entre julho e setembro o Brasileiro conta com umas 15 rodadas sendo disputadas entre quartas e domingos. É neste momento que os atletas mais se desgastam. O clube que consegue passar por todos estes estágios com poucas perdas dificilmente perde o título.


Na minha opinião esta edição é a que conta com mais candidatos destacados ao caneco. Eu colocaria seis equipes com reais possibilidades. Dividiria em dois pelotões: mais fortes o Cruzeiro e o Internacional, além do Santos, que pode se desmotivar caso vença a Libertadores e perca os craques Ganso e Neymar. Também com chances, mas com menos força, eu acredito que Corinthians, Fluminense e Flamengo podem surpreender.

Com boas possibilidades de brigar por G-4, mas sem chance de título eu colocaria o São Paulo, o Grêmio, o Atlético Mineiro, o Coritiba (sensação da temporada no primeiro semestre) e o Vasco, este se enquadrando no mesmo aspecto do Santos. Se conseguir levar a Copa do Brasil, não acredito que batalhe por muita coisa no Campeonato Brasileiro.

Das equipes que subiram em 2010, exceção feita ao já citado Coxa, eu creio que Bahia, Figueirense e América-MG, lutam pela permanência em 2012 e devem ter a companhia de Atlético-GO e Atlético-PR. As demais equipes que restaram devem fazer um Brasileiro sem sustos e com possibilidades de uma vaga na Sul-Americana, casos de Avaí, Botafogo, Ceará e Palmeiras.

Vamos acompanhar mais esta edição da principal competição do futebol brasileiro. Para quem gosta de acompanhar bons jogos a temporada do nosso futebol começa de fato neste sábado. Bom Brasileirão a todos e que o melhor vença!

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Gostei dos clássicos regionais fecharem o Brasileirão.
Em relação a favoritos, acho que os melhores elencos são os três que vc citou (Cruzeiro, Internacional e Santos). Colocaria tbm o Corinthians nesta briga pelo título.
Em relação a rebaixamento, acho que América, Atlético-GO, Atlético-PR, Bahia, Ceará e Botafogo briguem para escapar da degola.
Vamos ver e, como vc disse, que o melhor vença.
Abraços