quarta-feira, 11 de maio de 2011

Mengão Arretado?

Eu considero que a tarefa do Flamengo logo mais diante do perigoso Ceará é bastante complicada. Para avançar à semifinal da Copa do Brasil, o rubro-negro deve vencer a partida por dois gols de diferença se quiser evitar os pênaltis. Um triunfo por um placar de 2 a 1 leva a decisão da vaga para as penalidades. Qualquer triunfo por um gol, com placar superior a 2 a 1 dá a vaga ao Fla. E outros resultados que fujam dos já citados, dará aos cearenses a vaga na próxima fase. Tarefa bastante complicada!

Mas nem tanto se formos levar em conta o retrospecto do rubro-negro jogando na terra de Raimundo Fagner, notório torcedor do Fortaleza, arqui-inimigo do Ceará. Lá naquela terra, o Fla já jogou 39 partidas ao longo de sua história. Foram 39 partidas, com 25 vitórias, seis empates e apenas oito derrotas. Contra o Ceará foram disputadas 11 partidas naquele estado. O rubro-negro obteve seis vitórias, com três ampates e apenas duas derrotas.

O jogo desta noite será realizado no estádio Presidente Vargas, mais conhecido como PV pelos cearenses. Jogando naquele estádio, o Fla jamais foi derrotado em toda a sua história. Em apenas oito partidas realizadas lá, o rubro-negro saiu vencedor em sete e empatou apenas uma. A última vez que o Flamengo jogou no estádio foi em 25 de agosto de 1976, e derrotou o adversário de hoje por 2 a 0, gols de Zico e Luisinho.



Mas nem tudo são rosas na história do Flamengo em terras cearenses. Precisando de uma vitória a todo custo parta avancar nesta noite para a semifinal da Copa do Brasil, o rubro-negro não consergue um triunfo sobre o Ceará, jogando em Fortaleza, desde o já citado jogo de 1976, o último no PV. Desde então lá se vão 35 anos ou quatro partidas. As equipes duelaram duas vezes por mata-matas na Copa do Brasil. Em 2003 o rubro-negro se classificou (mas perdeu no Ceará por 1 a 0) e em 2005 deu Ceará, e o jogo no Castelão terminou 1 a 1. Ou seja, o Fla jamais venceu um jogo de Copa do Brasil contra o Ceará atuando em Fortaleza.

Entretanto há esperanças de o Fla conquistar a vaga. Além do excelente retrospecto ao longo dos anos, o Fla já esteve em território cearense duas vezes nesta Copa do Brasil e nas duas ocasiões conseguiu fazer placares que lhe dariam a vaga hoje. Goleou Fortaleza e Horizonte por 3 a 0. Além disso, segundo recentes dados do Ibope, a torcida do rubro-negro só perde para a do tricolor cearense no estado (28% contra 21%). Para o instituto de pesquisas os adeptos do Fla superam os do Ceará (15%) no estado. Apoio não faltará para mais esta batalha do Mengão no arretado estado do Ceará! Ôxe...

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

A torcida do Vozão será bem maior essa noite no caldeirão PV.
O Flamengo tem muito mais time que o Ceará. Os nordestinos provaram que pensam pequeno ao deixar o artilheiro Marcelo Nicácio (com contrato em andamento) fora da decisão desta noite.
Não acho tão dificil que o Fla volte de Fortaleza com a vaga na bagagem. Mas o time vai precisar que o R10 jogue. A boa notícia fica pelo retorno de Léo Maoura que estava fazendo muita falta.
Abraços