terça-feira, 14 de junho de 2011

Cadê as promessas Mano?

Mano Menezes foi anunciado como novo treinador da seleção brasileira com o intuito de realizar uma total renovação no time com vistas para a próxima Copa do Mundo, que vai acontecer no território brasileiro. Em sua primeira convocação colocou em campo os prodígios Ganso e Neymar, q1ue foram pedidos no Mundial da áfrica por 10 entre 10 torcedores. O resultado e a atuação agradaram e a torcida e a mídia se encheram de esperanças.

Entretanto as atuações de encher os olhos se limitaram a esta vitória sobre os EUA. De lá pra cá a Era Mano tem sido de jogos ruins da seleção e pior, a cada convocação o treinador traz cada vez mais nomes que estiveram na fatídica campanha na África do Sul. Pior é constatar que o time brasileiro ainda não conseguiu derrotar nenhuma seleção do primeiro escalão mundial. Perdemos de Argentina e França e empatamos com a Holanda.



É bem verdade que Mano Menezes tem dado um certo azar com a lesão de alguns atletas que seriam de sua confiança. Caso de Paulo Henrique Ganso, que está semdo preparado para comandar o meio-campo brasileiro na próxima Copa. Sem o craque do Santos, Mano não consegue escalar o Brasil com um armador nato, como o santista. Já testou no setor Hernanes, Douglas, Jadson, Renato Augusto e até Ronaldinho Gaúcho.

Mas mesmo com tamanha dificuldade, o treinador tem exagerado no conservadorismo ao escalar o meio da seleção. Contra Holanda colocou apenas volantes, sem nenhum jogador de características de armação. O resultado foi uma péssima atuação e vaias em Goiânia. Porquê não insistir em nomes como Hernanes e Douglas, que tiveram apenas uma oportunidade?

Esta é a única ressalva que faço do trabalho de Mano até o momento, mesmo com os resultados aquém do esperado. Temos a melhor defesa do mundo (apesar de eu achar que Lúcio poderia ser um bom reserva) e um ataque poderoso, com nomes como Neymar, Pato, Robinho, Fred e Nilmar. Atacantes que jogam em qualquer time do planeta. Mas para montar o meio, Mano precisa ter a ousadia que ele prometeu ao assumir e que a liturgia deste cargo exige.

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Ganhar de EUA, Romênia e outras babas é mole. Essa Seleção ainda não fez uma boa partida contra outra grande seleção. Mano tem convocado mal e não consegue achar de jeito nenhum um meia armador. Pq nao dar mais chances a Lucas do São Paulo? Mas ele prefere insistir com Jadson ou Elias. Assim será dificil de arrumar alguma coisa na Copa América que começa no próximo mês.