quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ranking dos grandes clubes brasileiros

Sempre que se discute, seja na mesa do bar, seja numa resenha entre amigos sobre a grandeza dos clubes brasileiros, a polêmica fica quente para se definir qual é "o maior clube brasileiro". Na minha concepção esta definição não pode levar em consideração apenas as conquistas, mas também a força política, a legião de torcedores, a estrutura física e a história por completo.

Mas a maioria destes critérios que citei são muito subjetivos, exceto um: a quantidade de conquistas. Por isso o Futebol e Samba, na figura deste que vos escreve, resolveu criar um ranking que define pontuações para cada conquista dos grandes clubes brasileiros, levando em consideração apenas os 12 clubes sediados nos quatro grandes centros de nosso futebol: Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

É desnecessário dizer que este rankingo não tem qualquer valor legal ou oficial, é apenas uma brincadeira para apimentar as discussões sobre se o clube A é maior que o B ou vice versa. Mesmo assim cabe uma explicação sobre os critérios do ranking. Definimos sete tipos de pontuação de acordo com cada competição. Ficou assim:

*Campeonato Mundial (sejaTaça Intercontinental ou Mundial da FIFA): 200 pontos;
*Taça Libertadores: 100 pontos;
*Campeonato Brasileiro (inclusive Taça Brasil e Robertão): 50 pontos;
*Torneio Sul-Americano (organizados pela Conmebol, mesmo os extintos): 40 pontos;
*Copa do Brasil: 30 pontos;
*Nacional/Regional (torneios extintos, como os regionais e a Copa dos Campeões): 20 pontos;
*Estaduais: 10 pontos.

Em caso de empate na pontuação o critério de desempate será o maior número de conquistas importantes. Ou seja, quem tiver mais Mundiais, Libertadores e assim sucessivamente até chegar aos Estaduais, competições que têm o menor peso na pontuação do Ranking.

O critério para distribuir os pontos obedeceu às conquistas de cada clube, devidamente pesquisadas na internet. Mas aqui consideram-se apenas os torneios oficiais. Competições como Troféu Ramón de Carranza ou taças amistosas ou comemorativas foram ignoradas. Fizemos isso para padronizar a classificação.

O Futebol e Samba irá divulgar a cada seis meses uma nova classificação do ranking, de acordo com o final das competições a cada semestre. E a primeira edição tem São Paulo e Santos brigando pela ponta de maneira destacada. Empatados na terceira colocação aparecem Grêmio e Flamengo, com vantagem para os gaúchos no critério de desempate. Mas vamos à classificação da primeira edição do "Ranking Futebol e Samba dos Grandes Clubes Brasileiros" (basta clicar na imagem abaixo para vê-la em boa resolução):


Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Não esperava o Corinthians na frente do Vasco. O Santos ta lá em cima graças aos Brasileiros recuperados. Mas é inegável que o São Paulo é o brasileiro com mais nome lá fora. Lógico que o Santos tinha Pelé, mas o SP venceu mais torneios importantes.
Os três últimos são mesmo os grandes com menor tamanho no Brasil.
Abraços