sexta-feira, 10 de junho de 2011

O gigante acordou?

O Vasco foi o campeão da Copa do Brasil com totais méritos no meu modo de pensar. Soube usar muito bem o regulamento da competição e principalmente o critério dos gols marcados fora de casa. Teve inteligência em todos os confrontos. Não foi brilhante na decisão, no jogo final teve uma atuação medíocre, mas não importa, venceu, é isso que interessa.

Agora o time da Colina volta à Libertadores em 2012 e terá o direito de disputar esta competição pela oitava vez em sua história, depois de ficar 11 anos afastado. Deve claro fazer contratações para reforçar a equipe e torná-la forte com reais chances de brigar por um bicampeonato. O nível de investimentos e de exposição na mídia agora para o Vasco se elevam a um outro patamar.

E pensar que a menos de três anos os vascaínos amargaram o pior momento da história do clube com um rebaixamento que se avizinhava havia anos. E ele aconteceu justamente no primeiro ano de gestão de Roberto Dinamite, o grande ídolo do Vasco em todos os tempos, como presidente. Crueldade do destino com o maior artilheiro em Campeonatos Brasileiros.

Mas Roberto arregassou as mangas e trouxe o competente Rodrigo Caetano para gerir o futebol do clube. Ele já havia recuperado o prestígio de grandes clubes que estavam na pior, caso do Grêmio por exemplo. Em 2009, o ano da volta, o craque Carlos Alberto foi o astro de um time de operários que reconduziu o Vasco ao lugar de onde jamais poderia ter saído.

Na temporada 2010, Caetano e Roberto fizeram contratações medianas, suficientes para manter a equipe na elite sem passar por grandes sustos com relação a um novo descenço, mas também muito aquém das tradições vascaínas de disputar títulos. O clube obteve o 11º lugar garantindo uma vaga na Copa Sul-Americana deste ano.

Em 2011 depois de um início de ano pífio a equipe melhorou após a vinda do treinador Ricardo Gomes e a chegada de alguns nomes como o atacante Alecssandro. O Vasco, já bem mais estruturado fora de campo, conseguia realizar boas atuações dentro dele e mesmo sendo mais uma vez derrotado pelo arqui-inimigo Flamengo na final do estadual, não se abalou e alcançou a inédita conquista da Copa do Brasil.

Acredito que após um calvário de oito anos sem títulos os vascaínos podem e devem comemorar muito, mas não se contentar apenas com isso. O Vasco é muito grande e suas tradições exigem que ele sempre dispute títulos, ainda que nem sempre seja possível vencê-los. É boa a perspectiva para o clube. A chegada de Juninho Pernambucano e a volta à Libertadores reconduzem o Vasco ao lugar de destaque no cenário nacional. Para satisfação de uma legião de mais de 20 milhões de torcedores, em especial os apaixonados Oswaldo, Maurício e Matheus Motta e para o apaixonado e cardíaco Nilo Chagas, o gigante acordou sim!

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

O Campeão Voltou!
E se pensarmos que no início da temporada a gente perdia para todos os pequenos, mas vc disse certo a vinda do competentíssimo Rodrigo Caetano ajudou e muito. Ricardo Gomes, Alecsandro e Diego Souza tbm foram bopas aquisições durante 2011. Agora, além de se reforçar, o Vasco precisa segurar peças importantes como Dedé e Eder Luis.
Acho que com a participação na Libertadores garantida, outros atletas vão querer jogar no Vasco. A maré mudou e o gigante acordou.
Abraços